Gestão Do Conhecimento
Artigo: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinalva • 17/10/2013 • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 259 Visualizações
21) As empresas japonesas frequentemente recorrem ao uso intencional da ambiguidade e do “caos criativo”, que é gerado normalmente quando a organização enfrenta uma verdadeira crise, que pode ser positiva ou negativa. Por que os autores Takeuchi e Nonaka (2008:76) fazem esta afirmação?
R: porque aumenta a tensão dentro da organização e concentra a atenção dos membros organizacionais na definição do problema e na resolução da situação de crise.
22) Para criarmos a redundância na espiral do conhecimento, usamos vários meios. Cite um deles e comente. (Cap. 3 p. 78).
R: O compartilhar de informação redundante promove o partilha do conhecimento tácito, pois os indivíduos podem sentir o que os outros tentam articular. A redundancia de informação acelera o processo de criação do conhecimento. A redundancia é especialmente importante no estagio de desenvolvimento do conceito. Nesse estagio a informação redundante permite que os indivíduos invadam os limites funcionais uns dos outros e aconselhem ou ofereçam novas informações a partir de diferentes perspectivas.
23) Por que a redundância pode gerar excesso de informação? (Cap.3 p.79)
R: Por ser a existência de informação que vai além das exigências operacionais imediatas dos membros da organização. Porque se refere-se a sobreposição intencional de informação sobre as atividades de negócios, as responsabilidades administrativas e a empresa como um todo.
24) Na atualidade, o conhecimento e a capacidade de criá-lo e utilizá-lo são considerados as mais importantes fontes de vantagem competitiva. Explique: (Cap. 4 p. 91)
R: O conhecimento é criado em uma aspiral que possa através de conceitos aparentemente opostos, como ordem e cãos, micro e macro, parte e toda, mente e corpo, tácito e explicito eu e outro, dedução, criatividade e eficiência.
25) Por qual razão as organizações não permitem que os indivíduos conheçam o todo do seu processo? (cap. 4 p.93).
R: Devido a racionalidade limitados dos seres humanos, a organização é necessário para lidar com uma realidade complexa. A realidade é decomposta em partis de informação que são pequenas e simples o suficiente para que a pessoa as processe. A informação, então, é processada e reagrupado pelos membros da organização para que esta lide com a realidade complexa no final.
26) Sendo a organização uma entidade que cria conhecimento continuamente, faz-se necessário reexaminar o papel da estratégia, que soluciona as contradições entre a organização e seu ambiente. Deste modo responda qual me o papel da estratégia dentro da organização? (cap.4 p. 95)
R: O papel da estratégia é adaptar a organização as mudanças e oportunidades no ambiente com os pontos fortes e fracos que possa ter.
27) Por que afirmamos que a estratégia de uma empresa dialética pode ser conceituada como uma combinação de recursos internos e ajustes ambiental?
R: Por defendemos que o conhecimento é criado atraves da síntese das contradições entre os recursos internos da organização e o ambiente.
28)Alguns autores afirmam que as pessoas realizam suas ações com “consciência prática” e “Consciência discursiva” em sua vida diária, sendo que a consciência prática – via de regra significa que as pessoas não pensam que tem determinado conhecimento, mas na realidade os possui. E a Consciência discursiva permite que racionalizem (pensem) em suas ações. Como então cria-se ou inicia-se a criação do conhecimento? (cap. 4 P.96)
R: O conhecimento é criado atraves dessas interações entre os seres humanos e seu ambiente. O ambiente influência os pontos de vista e as ações das pessoas. Inversamente, os pontos de vista e as ações das pessoas dão forma ao ambiente
29) Assinale a(s) alternativa(s) que melhor corresponde com a resposta: (cap. 4 p. 97)
(s )No processo de socialização, o indivíduo acumula e compartilha conhecimento tácito;
(s )Podemos acumular conhecimento tácito através de nossos clientes
( )O processo de socialização não está ligado ao conhecimento tácito no qual pertencemos no dia-a-dia
( )O conhecimento tácito é o mesmo que consciência moral uma vez que se refere ao nível de nossas vidas.
30)Autores
...