Gestão Do Conhecimento
Projeto de pesquisa: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeissiane • 22/11/2013 • Projeto de pesquisa • 3.145 Palavras (13 Páginas) • 212 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO
1° SEMESTRE
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Tutora: Fernanda Souza Toledo
ELISANGELA ROSA SANTIAGO.................... RA4352048879
JEISSIANE FERREIRA DE SOUSA...................RA4300067846
Brasília
2012
SUMÁRIO
1. Introdução................................................................................................02
2. Desenvolvimento
2.1 Conceitos de Gestão do Conhecimento...............................................02
2.2 Visões das empresas sobre Gestão do Conhecimento...................... 04
2.3 Condições que favorecem Criação do Conhecimento....................07
2.4 Como pode ser aplicada a Gestão do Conhecimento ........................08
2.5 Como é feita a Gestão do Conhecimento dentro da empresa............10
2.5 Quais as principais barreiras organizacionais......................................10
3. Considerações finais
Trabalho em equipe......................................................................................11
Criação do conhecimento.............................................................................11
Concorrência Global.....................................................................................11
Importância da Gestão do Conhecimento....................................................11
5. Bibliografias
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta mecanismos que auxiliam o entendimento da Gestão do Conhecimento, pode-se definir Gestão do conhecimento como um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, como propósito de atingir a excelência organizacional.
De acordo com Alvarenga Neto(2005 ) a gestão do conhecimento pode ser entendida como o conjunto de atividades voltadas para a promoção do conhecimento organizacional, possibilitando que as organizações e seus colaboradores passam sempre a utilizar das melhores informações e dos melhores conhecimentos disponíveis , com vistas ao alcance dos objetivos organizacionais e maximização da competitividade.
Para Davenport (2000) a gestão do conhecimento baseia-se em série de ações gerenciais de forma constante e sistemática, isso facilita o processo de criação, operacionalização e difusão do conhecimento nas organizações.
Entende-se por conhecimento a informação interpretada aquilo que cada informação interpretada aquilo que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar, de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações tomadas de decisões. Entendendo a maneira como o meio reage as informações, a empresa pode reduzir os impactos das mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedida naquilo a que se propõe.
O mundo contemporâneo é caracterizado por rápidas transformações na estrutura social, econômica, política e tecnológica, que pressionam as organizações a desenvolver capacidades essenciais e sustentáveis, voltadas para a inovação como forma de obter longevidade e competitividade. Estas transformações incluem a idéia de organização como um sistema de geração de conhecimento e a idéia de trabalho como uma forma de desenvolvimento humano. A eminência desta nova era condicionará a sobrevivência das organizações a sua instabilidade as constantes mudanças ambientais. Neste contexto, as empresas serão submetidas a desafios que exigirão capacidade de adaptação para atender rapidamente aos acontecimentos do meio em que atuam e para garantir a sua sobrevivência e desenvolvimento.
O objetivo central da gestão do conhecimento, a partir deste momento chamado de GC, é gerenciar e fomentar as capacidades da organização (choo; 2003) Probst, Raub, e Romhardt (2002) acrescentam que “ o objetivo integral da GC é assegurar que o conhecimento seja aplicado produtivamente em seu benefício” . “O conhecimento aplicado deixa de ser coadjuvante em processos de tomada de decisão e passa a ser ator principal que pode conduzir a empresa á condição de vencedora. A busca compartilhamento, absorção e assimilação de conhecimento são essências durante o processo.
O conhecimento é de vital importância para as organizações. Um dos princípios da GC é que todo o conhecimento existente nas pessoas, departamentos, processos, ou seja, na organização, pertence a própria organização , e cabe a organização proporcionar ambiente e favorável geração, compartilhamento e administração do conhecimento. O conhecimento que não estiver disponível e não for aplicado não tem utilidade. O grande desafio da GC é transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito e fazê-lo disponível a todos os funcionários. O conhecimento só terá valor se for aplicado á organização e os seus processos e produtos.
2.1 Conceitos de Gestão do Conhecimento
Gestão do conhecimento (knowledge management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.
Portanto gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas a e das empresas, que a médio e longo prazo colherá fruto os. A agilidade rapidez passa a ser característica das empresas que adotam o knowledge management.
Constatando que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento. Não menosprezando esta fonte,
...