Gestão Do Conhecimento
Tese: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaque13 • 24/11/2013 • Tese • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 157 Visualizações
1. Introdução
Este trabalho ira abordar o conhecimento individual e organizacional existentes nas empresas, das ferramentas de gestão Seis Sigma e BSC e como cada uma pode auxiliar na gestão da organização.
2. Desenvolvimento
Como o conhecimento individual pode ser convertido em conhecimento organizacional?
Conhecimento Individual
O conhecimento é uma ferramenta indispensável no desenvolvimento da sociedade e sempre esteve presente em todas as mudanças referentes ao desenvolvimento das civilizações, onde teve um papel importante na gestão e na evolução da sociedade moderna.
O conhecimento individual é aquele que difere as pessoas em sua maneira de pensar e se expressar diante a algum assunto, é a maneira que cada um tem de identificar, debater e defender o que achar certo.
Conhecimento Organizacional
É a fusão de habilidades intelectuais de uma massa de indivíduos, que juntando seus conhecimentos individuais, formam um conjunto de ideias.
De certa forma, esse conhecimento individual é envolvido direta/indiretamente com o conhecimento organizacional, porque a partir da junção de ideias individualistas de um determinado grupo, independente do assunto, é possível complementá-lo a partir da ideia de cada componente.
Quando a organização consegue utilizar todo o conhecimento individual para complementar o conhecimento organizacional e usa-lo ao seu favor, atinge níveis de desempenho, otimização e inovação mais superiores, que beneficiam muito a organização como um todo. É necessário aplicar todos os recursos necessários, inclusive o conhecimento coletivo para que a organização tenha oportunidade de crescer e se tornar competitiva no mercado.
Implantando a Gestão do Conhecimento na organização, é possível melhorar muito o desempenho de todos e com isso o desenvolvimento significativo da mesma. Isso é garantia de uma boa comunicação interna e também de resultados satisfatórios na empresa.
Ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma e Estudo de Caso
O BSC (Balanced Scorecard) é uma ferramenta de gestão que é de muita importância nas organizações, pois a mesma auxilia os gestores na tomada de decisão. É uma maneira de conduzir os negócios, visando obter sucesso em suas tarefas, oferecer um produto ou serviço de mais qualidade e tornar a empresa mais competitiva.
Esta ferramenta está diretamente ligada à estratégia organizacional, por se tratar de uma ferramenta de gestão, por isso é importante considerar as declarações de missão, princípios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas.
O Seis Sigma é uma ferramenta que auxilia na gestão de uma forma estratégica e de gerenciamento de processos e produtos. Possibilita combinar melhoria de qualidade e otimização de resultados financeiros e é capaz de auxiliar no processo de mudanças e melhorias contínuas dos níveis, visando a qualidade por meio da variação do resultado esperados e exigidos pelo consumidor. É uma maneira simples e eficaz de buscar o melhor desempenho da empresa em relação às exigências do mercado e de seus clientes.
Benefícios
São muitos os benefícios que a ferramenta Seis Sigma oferece para as empresas que a utiliza, destacam-se entre eles:
•Reduz os gastos
• Aperfeiçoa os processos
• Gera Sucesso
• Prevenção de Defeitos
• Promove Aprendizado
• Reduz o ciclo produtivo
• Intensifica o valor para os clientes
• Executa mudanças estratégicas
O objetivo das empresas em geral, é o lucro final independente do seu seguimento e do seu porte, por isso a ferramenta SS é muito requisitada pelas mesmas, para que possam obter um giro maior de capital, enfatizando sempre a competitividade e a qualidade de seus produtos e serviços prestados.
Já os benefícios do BSC estão divididos em quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço. Com isso, é possível comprovar e concluir que SS e BSC estão relacionadas com a gestão, em busca da qualidade e de novas estratégias para juntas auxiliarem as empresas a alcançarem seus objetivos de uma maneira mais rápida e satisfatória.
Caso de sucesso Seis Sigma
Com Seis Sigma, a empresa aumenta em US$ 1.100.000 o seu lucro líquido.É o principal fabricante equatoriano de chapas de MDF e aglomerados, exportando para Europa e Estados Unidos, além de atender o mercado interno. A empresa iniciou a implementação de Seis Sigma em abril de 2005, seguindo a metodologia Seis Sigma Plus, que agrega sobre o Seis Sigma tradicional
...