Gestão Do Conhecimento
Monografias: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniamoroso • 24/11/2013 • 4.005 Palavras (17 Páginas) • 212 Visualizações
POLO MATÃO
CIÊNCIAS CONTÁBÉIS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
*ANDSON LIMA SILVA RA 6798429061
*ARIANE CAROLINE PAIVA DA COSTA RA 7136536343
*DANIELA DA SILVA MORAES AMOROSO RA 7148515636
*LUCILENE RODRIGUES PENHA MANZONI RA 6522234530
*MARIA MÁRCIA FABRIS BORTOLOZZO RA 6946460126
CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROF. EAD: MAURÍCIO DIAS
TUTORA EAD: ANÁLIA PEREIRA BARBOSA JUBANSKI – CAMPO GRANDE/MS
TUTORA PRESENCIAL: ALINE MARTINS ORTIZ
MATÃO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................
ETAPA 1 - CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO...........................................
ETAPA 2 - GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL...............................................................................................................
ETAPA 3 - AS CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO.....................
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................................
INTRODUÇÃO
No relatório, pesquisamos o conceito de gestão do conhecimento através de alguns autores. Descrevemos os quatro processos de conversão do conhecimento (modelo SECI) e analisamos a velocidade das mudanças nas organizações e os efeitos dessas mudanças sobre os indivíduos.
Aprendemos ainda como a espiral do conhecimento, o efeito da inovação e a importância da gestão do conhecimento são aplicados na pratica em nosso dia a dia.
Realizamos ainda uma pesquisa com lideres de duas organizações, e podemos verificar como a gestão do conhecimento são aplicadas nas respectivas empresas, as condições que favorecem a criação do conhecimento, as principais barreiras e descrevemos ainda o ambiente BA das empresas.
Conhecemos as características de gestão do conhecimento, aprendemos a definição de clusters e discutimos quais as alternativas para estimular o conhecimento e a inovação.
Enfim, através deste relatório entendemos mais a respeito da gestão do conhecimento e percebemos que as mudanças estão ocorrendo em um ritmo acelerado, então, as empresas devem implantar a gestão do conhecimento ou enfrentar o inevitável: mudar ou morrer.
ETAPA 1
CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão do Conhecimento é considerada como o novo foco da Administração moderna e o seu maior objetivo é gerenciar o conhecimento das pessoas dentro da organização e suas experiências, para que outras pessoas interessadas possam ter acesso à informação.
Outros objetivos importantes são: apoiar a geração de novos conhecimentos para adquirir vantagem competitiva, organizar e fazer com que os dados sejam mais compreensíveis e tornar os dados utilizáveis, dando vida a eles.
Nos dias de hoje, o mercado está em constante mudança e a Gestão do Conhecimento, contribui para o crescimento da organização, trazendo rápida comercialização de novos produtos, redução dos custos e tempo de produção, melhoria na qualidade do produto e do serviço ao cliente, entre outras diversas vantagens.
A Gestão do conhecimento oferece uma vantagem competitiva diferenciada, porque tem como base as pessoas, e quando se conta com um grupo de pessoas que tenham idéias novas, engajamento e trabalham em equipe, certamente a empresa estará à frente dos seus concorrentes.
É muito importante lembrar, que existem dois tipos de conhecimento, o explícito que é mais fácil de ser colocado em palavras, registrado e documentado e o tácito que é imensurável e pessoal, difícil de ser formalizado, é adquirido com a prática.
Infelizmente ainda é um desafio para as empresas aplicarem a Gestão do conhecimento, pois para isso é necessário que a empresa tenha um planejamento e saiba quais resultados quer atingir.
No livro “Gestão por competências”, escrito por Pedro Paulo Carbore; Hugo Pena Brandão; João Batista Diniz Leite e Rosa Maria de Paula Vilhena, segundo Falcão e Bresciane Filho (1992:162), gestão do conhecimento é o processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir seus objetivos.
Schultze e Leidner (2002:218) defendem que a gestão do conhecimento também pode ser entendida como “a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção de conhecimento”.
Sarkar e Bandejopadhyay (2002) associam a gestão do conhecimento à melhora de desempenho organizacional, com base na combinação de tecnologia da informação com os processos de negócios.
Através dos autores citados percebemos que a gestão do conhecimento passa por um processo de organização, transformação, melhoria e tecnologia à procura de novos conhecimentos pelos quais todos possam atingir um objetivo traçado.
O termo gestão do conhecimento causa muito debate, pois existem várias concepções, críticas e controversas a seu respeito.
Já no livro “Gestão do conhecimento: O grande desafio empresarial” escrito por José Claudio Cyrineu Terra conhecemos as sete dimensões da gestão do conhecimento, de forma profunda e objetiva, elas são: *Estratégia empresarial e liderança / *Cultura e valores / *Estrutura Organizacional / *Administração de recursos humanos / *Sistemas de informação
...