Gestão Do Conhecimento
Artigos Científicos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luitanganelli • 13/5/2014 • 5.247 Palavras (21 Páginas) • 193 Visualizações
Gestão do conhecimento
Conceito:
Na visão de Bukowitz e Williams (2002), Gestão do Conecimento é o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual.
Davenport e Prusak (1999) afirmam que gestão do conhecimento refere-se à reunião de todas as tarefas que envolvam a geração, codificação e transferência do conhecimento.
BUKOWITZ, W. R., WILLIAMS, R. L.
Manual de gestão do conhecimento:
ferramentas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002
DAVENPORT, T.; PRUSAK, L.
Conhecimento empresarial
. Rio de Janeiro:Campus; São Paulo: Publifolha, 1999
Nos dois conceitos referen-se a aquisição dos dois tipos de conhecimento ktacito e explicito para assim formarem a gestçao do conhecimento.
Gestão do conhecimento na empresa
a- Como favorecer a criação do conhecimento na empresa?
Atraves de trinamento, ideias e sugestões que envolva toda a equippe
b- Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
Incentivando todos a adquirir o conhecimento argumentando que o conhecimento é a própria pessoa e isso carregara para toda a vida, delegando tarefas e acompanhando de perto todas as atividades desenvolvidas.
c- Descreva os quatro processos de conversão do conhecimento- Processo SECI – faca um desenho ilustrativo.
Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tacito através de experiência direta.
Externalização: Articular conhecimento tacito através de dialogo e da reflexão.
Combinação: Sistematizar e aplicar o conhecimento explicito e a informação.
Internação: Aprender a adquirir novo conhecimento na pratica.
Espiral do Conhecimento
A espiral do conhecimento se articula e prolifera na instituição quando os conhecimentos são repassados constantemente, disseminam as informações e tornam-se bem-sucedidas nas áreas em que atuam tornando-se “criadora do conhecimento”, cujo negócio principal é a inovação constante. O segredo é sua abordagem exclusiva da gestão da criação do novo conhecimento. A espiral do conhecimento circula, tornando-se uma dialética do conhecimento, quando há uma interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O termo conhecimento explícito é um movimento formal e sistemático, aonde o conhecimento pode ser facilmente comunicado e compartilhado, seja nas especificações do produto ou em uma fórmula científica ou programa de computador. O termo conhecimento tácito é altamente pessoal, difícil de formalizar e, por isso, difícil de comunicar aos outros, dizia o filósofo MICHAEL POLANYI, “Sabemos mais do que podemos dizer”. O conhecimento tácito está profundamente enraizado na ação e no comprometimento do indivíduo em um contexto específico. A distinção entre o conhecimento tácito e explícito sugere quatro padrões básicos para a criação do conhecimento em qualquer instituição.
Fonte: Nonaka e Takeuchi (1997, p. 80)
Gestão do Conhecimento benchmarking
Com o crescimento da competitividade tanto nas Instituições quantos dos países em geral. A população em geral trabalha exclusivamente com diversas formas de conhecimento. Estamos vivendo em um momento de transição do ambiente econômico, aonde a gestão proativa do conhecimento adquire um papel fundamental. Na indústria de hoje, e em geral, os produtos lançados no mercado principalmente os novos; estão diretamente relacionados à posição de mercado, lucros e custos, segundo estudos de Stalk e Hout (1990), publicada na The Free Press em 1990. O estudo reforça que, quanto maior a capacidade de inovação é maior a liderança de mercado, isso se traduz em conhecimento e capacidade de inovação acelerada conforme a necessidade do mercado.
Segundo OECD – Organisation For EconomicCo-OperationandDevelopment, site de estudos sobre a economia mundial, divulgou recentemente em site, estudos sobre as quantidades de patentes licenciadas mundialmente por países e o seu crescimento no decorrer dos anos. Esta indicação reflete na necessidade do conhecimento, inovação e na aceleração das mudanças dos acontecimentos no nosso mundo globalizado.
A Importância da Gestão do Conhecimento na Instituição
Com a globalização econômica, a temática prioritária passou a ser a competitividade. A necessidade de se impor em um mercado sem fronteiras fez com que as economias substituíssem o trabalho humano pela eficiência e perfeição da alta tecnologia, muitas vezes gerando desemprego ou realocando trabalhadores para funções mais nobres. O enfoque do papel das pessoas na organização e sobre o valor do seu conhecimento mudou, demandando novas formas de gestão. Este é o momento de reflexão crítica para os profissionais da alta gerencia (Cavalcanti, 2001). Segundo Angeloni (2002), na era do conhecimento, busca-se o “homem global”, o homem integrado. Nessa nova organização, o homem se transforma em coletor de informações. A cultura organizacional adquire importância crucial e passa a ser o elo entre a gestão do conhecimento e a gestão gerencial. Pois, ao lidar com questões de mudança organizacional, o profissional gerencial estará lidando com questões culturais mais gerais. Saber como iniciar e apoiar processos que promovam o aprendizado organizacional se tornou crucial. Aqueles que possam ser parceiros na construção de sistemas e estruturas necessários para o aprendizado organizacional, terão papel decisivo na sustentação da vantagem competitiva. Nessa perspectiva, os profissionais passam a se tornar agentes de aprendizado e consultores em desempenho, na visão de que a capacidade de aprendizado coletivo de uma organização ultrapassa qualquer tecnologia, produto ou serviço específico. Nessa abordagem, o profissional da alta gerencia, deixam de direcionar os seus esforços para atividades
...