Gestão Do Conhecimento
Artigos Científicos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michellambstein • 6/6/2013 • 4.838 Palavras (20 Páginas) • 546 Visualizações
Gestão do Conhecimento
Etapa 01
Passo 01
Atualmente a capacidade de criar, gerenciar e distribuir o conhecimento é essencial para que uma organização se coloque em vantagem em relação a outras.
Com o surgimento da era do conhecimento há uma mudança na sociedade e também nas organizações. Dentro desse cenário, um eficiente sistema de gestão de conhecimento se torna fundamental ao apoio gerencial sempre objetivando o acesso às informações estratégicas e o gerenciamento do conhecimento.
Apresentaremos neste trabalho alguns elementos constituintes da gestão do conhecimento nas organizações e analisamos sua utilidade para as mesmas.
1- Definição de Gestão de Conhecimento
2- Processos de Gestão de Conhecimento
INTRODUÇÃO
Dentro da nova economia as mudanças acontecem com muita rapidez e as pessoas têm que se adaptar às novas situações já que não acompanham essas mudanças com a mesma velocidade, necessitando de atenção para reduzirem ou eliminarem essa diferença e conseguirem atingir os objetivos empresariais. Por outro lado, as empresas por muito tempo não deram valor nos conhecimentos de seus funcionários. Hoje, sabemos que a soma desses conhecimentos têm um valor muito grande e que colocá-lo em prática a favor da empresa, torna-se um diferencial competitivo.
Mas para coloca-lo em prática não basta apenas tê-lo. Nesse momento entra outro importante e decisivo componente: a motivação do colaborador para aplicá-lo.
1. – GESTÃO DE CONHECIMENTO
Nanaka e Takuchi (1997) têm as definições mais claras que se apresentam em dois conceitos de que distinguem dois tipos de conhecimentos em uma organização, o conhecimento explícito e o tácito.
O conhecimento explícito é o conhecimento que está escrito, documentado, ou seja, é transmitido por meio de linguagem formal, e representa somente a ponta do conhecimento.
O conhecimento tácito é o que está dentro de nossas cabeças, altamente pessoal, que pode ser transmitido principalmente a partir do exemplo e da conveniência, por estar profundamente enraizado na ação o conhecimento de uma organização ou empresa é gerado à partir de interações contínuas e encadeado de quatro processos de transmissão de conhecimento: socialização, combinação, externalização e internalizarão.
O conhecimento à medida e o bem mais valioso de uma empresa é essencial e estratégico. O sucesso depende cada vez mais de se produzir, reunir, armazenar e disseminar o conhecimento e a gestão do conhecimento. Isso tudo também aumenta a capacidade da empresa de aprender com seu ambiente.
Vários sistemas de informação (SI) ajudam uma organização a perceber e reagir ao ambiente. Alguns SI referem-se exclusivamente e diretamente na aprendizagem organizacional e a tarefa de gestão de conhecimento. Alguns exemplos são sistemas de escritórios e sistemas de trabalhadores de conhecimento (STC). As utilidades desses SI são infinitas e para uma boa gestão dos mesmos é necessário uma infra-estrutura de tecnologia da informação (TI) para possibilitar a criação, captura e distribuição, mas é claro que também haverá a necessidade de softwares para realizar esse processo.
Os trabalhos de dados e de conhecimentos fazem parte de um escritório, incluindo a maior parte do trabalho executado pelo gerente. O escritório tem três papéis principais:
1- Gerenciar e coordenar o trabalho de dados e do conhecimento.
2- Conectar o trabalho de informações dos colaboradores locais com todos os níveis e funções de organização.
3- Conectar a organização com o mundo externo, isso inclui tudo: clientes, fornecedores, auditores etc.
Passo 02
Responder às questões a seguir:
a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
R: Com o mundo totalmente informatizado e as constantes mudanças dessas informações gerou a necessidade de um maior conhecimento. As questões relacionadas com a sustentabilidade, a intangibilidade, a complexidade, a dinâmica e a responsabilidade ambiental, estão sendo tratadas com alta prioridade nas empresas.
Com essas mudanças as empresas estão cada vez mais em busca de gestão do conhecimento. Esses profissionais tanto com a gestão de informações, de aprendizado e planejamento estratégico, estão buscando todas as ferramentas disponíveis para gerenciarem as organizações e melhorar seus ativos intangíveis, tais como sua base de conhecimento, sua competência e monitorar o ambiente competitivo.
b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
R: As empresas devem se adequar radicalmente ao novo conhecimento, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informações e serviços, e não somente bens físicos.
Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando.
c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
R: Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura virá a se afastar da organização, uma ótima saída seria fazer com que os funcionários mais experientes comecem a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da organização. Essa atitude deve ser tomada antes que o colaborador venha a desligar-se da empresa, ou por demissão ou venha se aposentar.
Pelo tempo de casa, muitos desses profissionais já passaram por diferentes áreas, coordenaram várias atividades e conhecem como poucos o mercado. Além disso, eles não têm ânsia de nocautear os mais novos. Ao contrário, eles valorizam muito a empresa e fazem de tudo pelo bem do negócio. A companhia precisa saber explorar essa troca, pois de um lado os jovens têm muito a nos oferecer com sua sede de aprendizado e do outros mais velhos que podem ser transformados em bons mentores.
d) Descreva os quatro processos de conversão do Conhecimento -Processo SECI e
faça um desenho ilustrativo.
Quatro Modos de Conversão do Conhecimento. O pressuposto
...