Gestão Do Conhecimento
Ensaios: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viviane_vsa • 24/11/2014 • 706 Palavras (3 Páginas) • 260 Visualizações
INTRODUÇÃO
O compartilhamento ou a troca de conhecimentos passa a ser, então, o elemento vital para a criação de novos produtos, serviços ou processos. Essa troca de conhecimentos ocorre, na maioria das vezes, a partir da realização prática do próprio trabalho e tem sido conduzida de diferentes modos, entre estes, as comunidades formais e informais que buscam praticar essa troca.
A implementação da gestão do conhecimento é algo eficaz dentro da organização. Ela permite a interação dos colaboradores e disseminação do conhecimento tácito e explícito.
Estudos de caso ao desenvolver do trabalho mostra na pratica em empresas reais a introdução de metodologia e ferramentas de GC.
ETAPA 1
PASSO 2
Gestão do Conhecimento segundo Nonaka e Takeuchi:
Nonaka e Takeuchi (1997), os pioneiros do estudo da Gestão do Conhecimento, criam uma “Teoria a da Criação do Conhecimento Organizacional”, observam que o processo de construção do “conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromissos” e está essencialmente relacionado à ação, à atitude e a uma intenção específica.
É “um processo humano dinâmico de justificara crença pessoal com relação ‘a verdade’” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p.63).
É um processo, segundo os autores, de duas dimensões: uma dimensão ontológica e outra epistemológica. Na dimensão ontológica, o pressuposto fundamental é que o conhecimento só é criado por indivíduos, o que significa que a criação do conhecimento organizacional seja entendida como um “processo que amplia organizacionalmente o conhecimento o criado pelos indivíduos, cristalizando-o como parte da rede de conhecimentos da organização” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p.63).
É um processo que acontece dentro de uma comunidade que interage entre si e que expande seus limites para além da organização. Com relação à dimensão epistemológica, o homem faz uma reflexão sobre o conhecimento produzido por ele próprio sobre ele próprio, sua validade prática, suas etapas de desenvolvimento e seus limites.
Os autores distinguem o conhecimento tácito do conhecimento explícito: “O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e, assim, difícil de ser formulado e comunicado. Já o conhecimento explícito ou codificado refere-se ao conhecimento transmissível em linguagem formal e sistemática” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p. 65). Os dois tipos de conhecimento, mutuamente complementares, distinguem-se conforme abaixo.
Tipos de Conhecimento:
Conhecimento Tácito (Subjetivo)
Conhecimento Explícito (Objetivo)
Conhecimento da experiência (corpo)
Conhecimento da racionalidade (mente)
Conhecimento simultâneo (aqui e agora)
Conhecimento sequencial (lá e então)
Conhecimento análogo (prática)
Conhecimento digital (teoria)
Fonte: Nonaka e Takeuchi, 1997, p.67.
Essa
...