Gestão Do Conhecimento
Exames: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: deboramene • 17/9/2013 • 1.564 Palavras (7 Páginas) • 346 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Ana Paula Lopes Inácio/RA: 2321384375
Débora Wanessa Menecucci/RA: 2331093820
Fernando Oliveira de Jesus/RA: 2321372281
José Cirineu de Sales Junior - RA: 2314351284
TAUBATÉ / SP 2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Ana Paula Lopes Inácio - RA: 2321384375
Débora Wanessa Menecucci - RA: 2331093820
Fernando Oliveira de Jesus - RA: 2321372281
José Cirineu de Sales Junior - RA: 2314351284
TAUBATÉ / SP -JUNHO– 2011
Gestão do Conhecimento é um modelo que vem ganhando espaço dentro das organizações, pois vem quebrado os paradigmas, incutindo na organização o valor do capital humano, tecnologia de informação e comunicação.
Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, qual o significado de cada informação e que impacto cada informação pode causar de modo que a informação deva ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões. Saber como o meio reage às informações, pode-se prever mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens. Resumidamente “Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
A Gestão do Conhecimento vem sendo apontada como um novo modelo dentro da administração moderna, (GC) é muito mais um modo de ser (praticar) do que algo que se pode comprar, ela deve ser praticada por todos nas organizações.
Modelo de gestão dedicado em elevar,multiplicar e produzir riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, pois atualmente as verdadeiras promessas de geração de riquezas está no conhecimento.O patrimônio deixou de ser propriedades ou máquinas,mas sim a capacidade da empresa progredir,perpetuar e produzir riquezas.
A Gestão do Conhecimento precisa de atenção e cuidados especiais para com as pessoas, sendo elas detentoras do verdadeiro conhecimento. As empresas e os colaboradores que souber gerir o conhecimento, terá mais êxito, sendo um desafio para a gestão do conhecimento conseguir olhar para toda cadeia de conhecimento de valor e em toda ela, influenciar e melhorar os resultados e o desempenho.
Para que o processo de gestão do conhecimento ocorra as pessoas precisam se capacitar, pois a aprendizagem é vital para o conhecimento e a competitividade,a busca pelo aprender deve ser diária e constante,visto que “boas idéias e poder derivam do conhecimento” (Platão e Aristóteles).
Gestão visa extrair o melhor do conhecimento humano e aplicar dentro da organização pois aquele que detém o conhecimento e a informação detém o poder.
Práticas de Gestão do Conhecimento e boas iniciativas contribuem para as vantagens competitivas, sendo destacadas:
rápida comercialização de novos produtos.
valorização do capital intelectual.
redução de tempo para desenvolver novos produtos.
melhora nos processos internos e maior qualidade nas operações.
valorização da organização.
melhor prestação de serviço e eficiência nos produtos.
Essas vantagens traz mais qualidade aos produtos prestados aos clientes, abrindo maior vantagem em relação à concorrência.
A Gestão do Conhecimento ajuda também na resolução de problemas dentro da empresa como competitividade e inovação.
Para a implementação da Gestão do Conhecimento dentro de uma organização precisa do interesse de todos os envolvidos na organização, pois a GC só ocorre quando há sinergia entre todos os colaboradores, independente do seu nível hierárquico dentro da organização.
Na visão de Nonaka e Takeuchi a criação do conhecimento organizacional vem da espiral do conhecimento, onde temos o conhecimento tácito e o explícito, onde o conhecimento tácito é aquele que temos com a experiência de vida e o conhecimento explícito é o qual estamos aprendendo no momento e quando colocamos em práticas torna-se novamente tácito, formando a espiral do conhecimento.Essa espiral é formado por quatro modos: socialização, externalização, combinação e internalização, conhecido por modelo SECI:
socialização de tácito para tácito, ou seja, o compartilhamento de experiências.
externalização de tácito para explícito, documentar o processo de criação do conceito – modelos.
combinação de explícito para explícito, quando ensinamos e aprendemos, combinar conhecimento entre os indivíduos.
internalização de explícito para tácito, documento explícito que ao ser estudado gera conhecimento tácito.
Quando o espiral do conhecimento é completada inicia-se novamente o modelo de criação do conhecimento, sendo assim, a espiral não termina pois é uma criação contínua.
A criação do conhecimento também ocorre por meio da intenção entre o indivíduo e o ambiente dentro da empresa. Com a Gestão do Conhecimento cada colaborador incentiva a criação do conhecimento dentro da empresa, o conhecimento nasce no “Ba”, lugar de onde emerge o mesmo.
As empresas hoje estão passando por um grande desafio mais é de extrema importância que é a mudança estrutural pelo qual as organizações estão passando. Os efeitos da globalização associados à aproximação dos povos, culturas e costumes, fazem com que as empresas repensem nas estruturas
...