TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Dissertações: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO

Definição de Gestão do Conhecimento

Conceitos

É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa mediante a gestão de suas capacidades de resolver seus problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo. Gerando a criação, armazenamento, colaboração e o compartilhamento de informações de seus empregados em torno do trabalho. Aumentando a eficiência, a produtividade e rentabilidade de uma organização.

A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no rendimento pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novos conhecimentos para contar com visões criativas e transformadoras.

(Fonte: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/conceitos-da-gestao-do-conhecimento-1247252.html)

Um dos objetivos do gerenciamento do conhecimento em organização é o de tornar o conhecimento mais visível correspondendo a um distinção importante entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. A criação de qualquer conhecimento em uma organização pode ser vista como um processo que começa com o indivíduo aprendendo e compartilhando esse novo conhecimento. Os dois tipos de conhecimento citados: explícito e tácito, o primeiro é formal e sistemático, sendo o mais fácil de comunicação e compartilhamento, favorecendo a criação de um novo conhecimento, o segundo consiste em pensamentos e perspectivas que não podem ser manuseadas facilmente, mas podendo ser compartilhada.

As empresas precisam investir mais em seus funcionários, especialmente nos talentos que aparecem. Elas devem observar o surgimento de um novo tipo de funcionário que quer ganhar o seu espaço através de sue talento e da especialização, não retendo esse conhecimento, mas aprimorando o conhecimento dos demais funcionários, sempre promovendo treinamento e ouvindo sugestões para que não haja conflito entre capital intelectual e talento para que sempre tenha o desejo de adquirir conhecimento, principalmente porque estamos na era da velocidade da informação. O capital intelectual passa a ser um diferencial, ou seja, temos que investir sempre no aprendizado, pois já faz parte da sobrevivência de uma empresa.

Fazendo uma boa gestão de conhecimento conseguiremos reter o conhecimento de um funcionário aumentando o compartilhamento organizado, estimulando discussões. A gestão do conhecimento existe para fazer com que todos tenham acesso aos dados necessários para trabalhar bem e na mesma direção, além disso, impedi que informações importantes seja perdidos com a mera saída de um funcionário da empresa.

Processos de conversão do conhecimento – SECI

1. De conhecimento tácito em conhecimento tácito ou socialização

Esse processo consiste na aquisição do conhecimento tácito de outro indivíduo, atuando ou observando uma habilidade ou uma forma de executar determinada tarefa. Os aprendizes observam a experiência de um mestre e procuram imitá-lo a fim de captar e desenvolver parte de sua habilidade.

2. De conhecimento tácito em conhecimento explícito ou externalização

Implica no uso de metáfora e de analogia ou modelos com o objetivo de externalizar ou demonstrar uma idéia ou de uma forma específica de efetuar determinada tarefa. “As metáforas criam novas interpretação da experiência pedindo ao ouvinte para ver uma coisa em relação a outra coisa e criam novas formas de experimentar a realidade.” (NONAKA E TAKEUCHI, 1997, p. 74).

A Honda, quando iniciou os trabalhos de desenvolvimento de um novo automóvel, o City, utilizou a metáfora da “Evolução do Automóvel”. A criação de um carro compacto que deveria ser pequeno no comprimento e grande na altura foi explicado através da analogia “ Máxima para o homem, mínimo para a máquina”. (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p. 72).

3. De conhecimento explícito em conhecimento explícito ou combinação

Significa a troca ou intercâmbio de conhecimento entre as pessoas através de documentos, conversas, reuniões, correio eletrônico. É criado também nas Escolas e em treinamento formal. Um curso de Mestrado Executivo é um ótimo exemplo.

4. De conhecimento explícito em conhecimento tácito ou internalização

Compreende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com