TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento - Google

Dissertações: Gestão Do Conhecimento - Google. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista - UNIP

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Gestão do Conhecimento

Google

Professora: Ms Simony Ap. R. B. B.C.Oliveira

UNIP – Campus Indianópolis

2014

Introdução

De uma forma sintetizada podemos dizer que o conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Ou seja, significa organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa. Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída tornando-se acessível aos interessados.

Colocado este conceito sobre Gestão do Conhecimento, agora entendermos melhor sobre o processo da empresa Google.

Desenvolvimento

Podendo ser considerada a marca mais fortalecida de 2007, hoje a empresa Google apresenta uma proporção de um utilizador de seus produtos, a cada seis habitantes da Terra. Para apresentar estes indicadores, precisa demonstrar através de práticas e culturas bem estruturadas, a importânciado fator humano na organização.

Combinando tecnologia, capacidade de inovar, estreito relacionamento com seus clientes, agilidade, reputação e crescimento exponencial o Google é referencial mundial no que diz respeito à Gestão eficaz de conhecimento e aprendizado organizacional. "Preservar a cultura da nossa empresa enquanto crescemos é definitivamente um de nossos maiores desafios", disse à EXAME Eric Schmidt, um dos principais executivos do Google desde o ano 2001.

Portanto, a partir do momento que a economia do conhecimento e da inovação vai se impondo, as empresas, que perceberam essa mudança mais cedo que seus concorrentes, saíram na frente e colheram os resultados, pois se deram conta que a sustentabilidade de seus negócios dependiam de criatividade e inovação, e esses elementos só são possíveis de serem encontrados no ser humano. Perceberam também que não basta saber que o ser humano passou a ser a força matriz da economia, mas que é preciso um ambiente de trabalho aberto, flexível e adaptado às necessidades individuais dos seus funcionários. É preciso um ambiente onde as pessoas tenham liberdade.

Um dos pilares de inovação da empresa, o fluxo aberto de informações, também foi colocado em xeque nos últimos tempos. Ainda hoje, qualquer engenheiro tem acesso a detalhes de novos projetos, de modo que todos possam colaborar para a inovação - prática incomum na maioria das grandes empresas, que preferem manter seus segredos bem guardados. Uma das necessidades que surgiram no caminho da expansão internacional do Google foi conhecer de perto os hábitos e aspreferências de internautas de diversos países. Isso demonstra uma preocupação que a empresa tem para com questões culturais e que podem afetar o seu negócio.

Os fundadores da empresa estimulam os engenheiros a usar 20% de seu tempo para desenvolver novos projetos. É inevitável que alguns desses projetos se repitam, mas o ponto é justamente incentivar a criatividade e a percepção de representatividade ao desempenho da empresa. E atitudes como esta, bem como a completa gama de benefícios e acolhimento da empresa para com os funcionários apresentam resultados mensuráveis e visíveis. Em 2006 e 2007, o Google foi eleito a melhor empresa para trabalhar nos Estados Unidos pela revista Fortune. Mesmo tendo registrado baixas, relatos confirmam que os funcionários de fato “vestem a camisa” da empresa, e são vistos com o logotipo da marca frequentemente estampado no peito.

Nota-se, portanto, que a empresa apresenta alto nível de envolvimento com a Gestão de Conhecimento. Apresenta características da Aprendizagem Organizacional quando, por exemplo, percebe que precisa manter-se em evolução. É uma empresa capaz de manter ou melhorar seu desenvolvimento com base na experiência adquirida, pois possui visão compartilhada e aprendizagem em grupo. Outra característica ainda da Aprendizagem Organizacional é a forte presença dos fatores essenciais que são: Transformação, Compartilhamento e Preservação. E ainda, quando o Google pensa em aumentar o nível hierárquico, sabe que as competências interpessoais podem ser mais importantes do que as competências técnicas.

Para se mantercompetitivo no mercado, alimenta a melhoria de suas práticas, até mesmo quando superficialmente não se enxerga necessidade de aperfeiçoamento, e aqui entra o fator da melhoria contínua. E somado a este, com a grande disseminação da Gestão do Conhecimento, o ambiente competitivo terá ainda mais densidade de informação demandada, tornando o cenário competitivo um forte aliado à efetividade e inovação.

A Gestão do Conhecimento dentro das empresas é de grande importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com