Gestão Escolar
Artigo: Gestão Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/9/2013 • 3.242 Palavras (13 Páginas) • 1.652 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE
JORDANA ROCHA FERREIRA COSTA ARAÚJO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar
RELATÓRIO FINAL
Novo Gama
2013
JORDANA ROCHA FERREIRA COSTA ARAÚJO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.
Orientador: prof. Melina Klaus
Tutor eletrônico: Fabiana Cavassani Fussuma de Souza
Tutor de sala: Fabiana Lucas
Novo Gama
2013
APRESENTAMOS AQUI MATERIAL A SER OBSERVADO DURANTE A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO. CONFORME FOR ESTRUTURANDO O RELATÓRIO – DESCONSIDERAR O QUE ESTÁ DESTACADO EM VERMELHO.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04
2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO 04
2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 04
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05
3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 05
3.2 A ROTINA................. 06
3.3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 06
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 11
MOSTRA DE ESTÁGIO
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
A INTRODUÇÃO deve sinalizar ou descrever como o Estágio foi realizado. Na Introdução são apresentados todos os aspectos que foram considerados durante o Estágio.
São apresentados aspectos referentes à disciplina de Estágio, contemplando a sua organização bem como a sua importância e contribuição para a formação profissional.
São destacados aspectos da instituição observada, desde uma breve apresentação da realidade escolar e, também, havendo a discussão de elementos como a rotina presente no espaço educativo.
Contribuição do Estágio Supervisionado, disciplina do currículo do curso de Pedagogia, para a formação do acadêmico educando ---- momento em que lhe é propiciado o contato com a realidade, além de proporcionar a relação da teoria à prática, fazendo com que se faça presente a reflexão da realidade observada e das experiências vivenciadas.
2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO - Observe material em ANEXO
Descrever o Estágio que será realizado, carga horária, entre outros,
2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Quais os objetivos do Estágio seguindo discussãoes realizadas de forma teórica.
- possibilitar ao aluno o contato com a realidade,
- a articulação entre os conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade profissional,
- vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional.
- deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno,
- deve ser considerado espaço para que a relação entre a teoria e a prática se concretize, e a construção e a apropriação de novas aprendizagens se façam presentes.
ATENÇÃO NOSSO ESTÁGIO ESTÁ ORGANIZADO EM TRÊS MOMENTOS:: observação, planejamento das atividades e intervenção.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO (observe material ANEXO, que contribuirá para seus registros)
3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Colégio Evangélico Recanto do Céu, oferece aulas nos turnos matutino e vespertino, conta com Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Com a carga horária de 203 dias letivos, 40 horas semanais. A escola foi fundada no dia 03/02/1993, pela professora Maria do Socorro Lima Macedo devido a um sonho que tinha com o seu esposo, começaram com um espaço pequeno, uma simples casa onde havia apenas 3 salas de aula. Colégio de caráter privado.
Tem a função de oferecer um ensino de qualidade e tornar crianças em seres sociáveis.
3. 2 A ROTINA OBSERVADA
- Descrever a rotina da instituição
Deve-se destacar que as rotinas são vistas como “ações seqüenciais, altamente previsíveis por serem habituais” (BARBOSA, 2006, p. 44). Portanto, está relacionada à sequência de ações e tarefas previamente estabelecida, tornando-se automáticas e previsíveis, pois a ordem e a permanência estão presentes.
Exemplo: Durante o estágio, foi possível perceber a presença da rotina na instituição, embora cada turma se organizasse de diferentes maneiras.
a) - Organização no pátio, entrada, saída, intervalo, na sala de aula, na sala dos professores, atividades desenvolvidas pelos alunos da escola durante os dia de estágio. Organização do espaço/tempo - Dinâmica da rotina escolar – Valorização de Regras comportamentais, cumprimento de Calendário, Organização de turmas, Horário semanal de aulas, Intervalo – recreio, Distribuição das aulas - Disciplinas seguindo os Níveis e Modalidades de Ensino – Educação infantil, Ensino Fundamental – Ensino Médio – Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos,
b) Organização da Hora Atividade do professor para estudo, planejamento e reflexão do processo de ensino e aprendizagem, espaço adequado, falta de professores, de materiais, merenda, entre outros.
c) A forma como a biblioteca pode ser utilizada pelos alunos da escola, é uma pergunta que merece reflexão, pois os profissionais da escola, cada um valorizando a especificidade de seu trabalho, deve estimular o aluno a freqüentar a biblioteca e, dela utilizar com curiosidade, o grande acervo disponibilizado ao aluno.
2) O(a) aluno estagiário (a) deverá observar como ocorre a gestão administrativa e pedagógica da Instituição verificando como são aplicados ou aproveitados os recursos que a instituição recebe ou dispõe; Observação da democratização das Relações de Poder, inclusive através da efetivação da Eleição de Diretores através de participação da comunidade escolar, não mais um cargo a ser preenchido por indicação. Valorização das Instâncias Colegiadas – Conselho Escolar, Fortalecimento do Grêmio Estudantil, Associação de Professores, Mestres e Funcionários,
3) O(a) aluno estagiário (a) deverá observar como é organizado o trabalho dos profissionais da instituição (diretor, pedagogo, professores e funcionários em geral); Elaboração ou Realimentação do Projeto Político Pedagógico – Proposta Curricular – Implementação da Proposta Curricular da escola de acordo com as políticas educacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais, Conselho de Classe, Projetos. Planejamento – Plano de Trabalho Docente – Projetos, Plano de Aula, Diário de Classe - Assessoramento ao professor no planejamento, quanto a seleção de conteúdos em consonância com os objetivos expressos no Projeto Político Pedagógico. Avaliação, Recuperação Concomitante, Conselho de Classe, nível de aprovação, reprovação, evasão. Investigação sobre questões ligadas ao Ensino e Dificuldade de Aprendizagem. Formação Continuada aos professores e demais profissionais do espaço educativo, com o objetivo de contribuir para minimização da Discriminação, Preconceito, Exclusão e Respeito à Diversidade, Respeito a Inclusão.
3. 3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
A partir da observação do espaço ou das turmas e, em conversa com a professora regente da sala ou com a Pedagoga - definir as atividades a serem desenvolvidas, tendo em vista que elas devem ser pertinentes aos conteúdos abordados com vistas a favorecer o processo de aprendizagem, ou contribuir com a formação dos profissionais da escola. Faz-se necessário destacar que o planejamento das atividades é visto como elemento norteador da prática a ser efetuada, porém, é preciso compreender que a flexibilidade deve se fazer presente, ]pois os obstáculos e as dificuldades podem ocorrer no cotidiano.
PROJETO DE INTERVENÇÃO: Apresentamos algumas sugestões de temas
Apresentamos algumas sugestões: Violência na escola, Grêmio Estudantil, Família na escola, Bullyng, Diversidade, Relacionamento Interpessoal, Avaliação, Conselho de Classe, Conselho Escolar, entre outros.
ESTRUTURAR PROJETO DE INTERVENÇÃO indicando:
- CONTEÚDO a ser trabalhado,
- INTRODUÇÃO indicando o por quê da escolha do conteúdo,
- JUSTIFICATIVA,
- OBJETIVOS a serem alcançados,
- METODOLOGIA utilizada durante a intervenção – DESTACAR PASSO A PASSO como a atividade será desenvolvida,
- RECURSOS METODOLÓGICOS utilizados,
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO da Atividade desenvolvida,
- Apresentar posteriormente em ANEXO, material utilizado para fundamentação teórica da intervenção,
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Destacar quais foram as contribuições do Estágio para a formação acadêmica. Destacar pontos importantes, relevantes enfim situações que colaboraram para o desenvolvimento do estágio e da formação acadêmica.
Exemplo: A realização do Estágio Supervisionado permitiu o contato com a realidade escolar, nos possibilitando conhecer os elementos presente na rotina das instituições, desde a prática pedagógica do educador, bem como o trabalho de todos os envolvidos com a escola e o processo de ensino-aprendizagem, buscando atingir o objetivo que contempla a formação do indivíduo.
MOSTRA DE ESTÁGIO
Após a elaboração do Relatório de Estágio, planeje a sua apresentação para a Mostra de Estágio que acontecerá em seu Polo.
O(A) aluno(a) deverá elaborar uma apresentação expondo as mesmas etapas para a elaboração do Relatório de Estágio: apresentação da escola e sua caracterização, o referencial teórico sobre o tema que foi o centro do seu Plano de Intervenção, os dados gerais do Plano de Intervenção e o que foi vivenciado junto aos alunos e uma reflexão final sobre a importância do estágio para a formação do futuro pedagogo(a).
INDICAR REFERÊNCIAS UTILIZADAS
ANEXOS
OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Aqui deve-se apenas preencher os dados
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da instituição: Colégio Evangélico Recanto do Céu
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Particular ( X )
Horário de funcionamento: Manhã ( X ) Tarde ( X ) Noite ( )
Séries e modalidades de ensino ofertadas: Educação Infantil e Ensino Fundamental Maternal, Pré I, Pré II e do 1° ao 5° ano
Número de alunos: 500
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA INSTITUIÇÃO
Ambientes Físicos:
Salas de aula ou monitoria (quantas) : 17
Secretaria ( X )
Pátio interno ( X )
Pátio externo ( X )
Quadra coberta( ) quadra aberta( X )
Refeitório ( )
Cozinha ( X )
Sanitário feminino ( X )
Sanitário masculino ( X )
Sanitário para professores ( X )
Biblioteca ( X )
Sala de video e tv ( X )
Sala de leitura ( X )
Laboratório ( ) especificar:
Outros (quais):
Materiais:
Mobiliário: tipo e quantidade de carteiras e cadeiras: Educação Infantil: mesinhas redondas e cadeirinhas, Fundamental: carteiras de um braço - 520
Quadro negro ( )
Bebedouros ( X )
Mimeógrafo ( X )
Copiadora (xerox) ( X )
Televisão ( X ) quantas: 01
Vídeo ( ) quantos:
Dvd ( X ) quantos: 01
Aparelho de som ( X ) quantos: 01
Computador com acesso para os alunos ( X ) quantos:
Acesso a internet: ( X ) sim ( ) não
Possui biblioteca do professor: ( X ) sim ( ) não
Acervo bibliográfico adequado ao público atendido - quantidade ( X ) sim ( ) não
Outros especificar (romances, de pesquisa, didáticos outros):
Videoteca adequada ao público atendido - quantidade de vídeos ou dvd: NÃO
Outros videos ou dvds - especificar (romances, de pesquisa, didáticos, paradidáticos, tv escola, outros)
Materiais didáticos (especificar):Livros, lápis de cor, lápis de escrever, canetinhas, borrachas etc..
Outros (quais): Tinta, papel crepon, papel cartão, papel cartolina etc...
3. PROFISSIONAIS
- Número de diretores: 01
Tempo de atuação do diretor nesta instituição: 18 anos
Atribições do diretor: Tem a responsabilidade máxima junto ao sistema da escola, é de sua responsabilidade influenciar o ambiente, todos os setores e pessoas da escola. Assume um papel tanto administrativo quanto pedagógico.
- Número de Pedagogos: 04 formados e 05 cursando
Funções que atuam (orientação, supervisão, coordenação, outra): 01 coordenação, 01 secretária e os outros atuam como professores.
Tempo de atuação nesta instituição: Coordenadora 05 anos, secretária 01 ano, professores variam entre 02, 03 e 15 anos.
Atividades desenvolvidas pelos pedagogos na instituição: Atuam como coordenadora, secretária e pedagogos.
- Secretário (a): ( X ) sim ( ) não - Tempo de atuação nesta instituição: 01 ano
Formação: cursando Pedagogia e curso de secretária escolar.
Número de funcionários administrativos: 01
Atribuições dos de funcionários administrativos:
- Número de funcionários de serviços gerais: 01
Atribuições dos funcionários de serviços gerais: Atua na limpeza da escola.
- Outros funcionários e atribuições: Merendeira, atua em servir os alunos na hora do lanche.
- Associação de Pais Mestres e funcionários - APMF: ( ) sim ( X ) não
Atribuições:
- Conselho escolar: ( X ) sim ( ) não
Atribuições:
- Grêmio Estudantil: ( ) sim ( X ) não
Atribuições:
- Outras: ( ) sim ( X ) não. Especificar:
Atribuições:
- Corpo Docente – números de professores: 17
Formação: 17 graduados em pedagogia.
- Profissionais de Apoio (Nutricionista, Psicologo, Dentista, Fonoaudiologo, Enfermeiro, Assistente Social ou outro): número: Não tem na instituição.
Especificar:
Função:
ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
ou Projeto Político Pedagógico
1. Verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) ou Proposta Pedagógica possui sintonia com a LDB 9394/96, Diretrizes, PCN, etc. Analisar consistência interna da proposta. Informar: onde a instituição se situa, sua missão, a identidade do aluno que quer formar e outros itens constantes na proposta da instituição.
Sim, a instituição está em sintonia com a LDB e com os referenciais curriculares adequados para a educação infantil nacional (RCEIN). A mesma se localiza no endereço Conjunto 1HI Rua 33 Lote 45 a 47 na cidade de Novo Gama – GO.
2. Verificar se a proposta possui clareza conceitual, coerência entre disgnóstico, objetivos e ações.
As propostas curriculares são trabalhadas com base nos (PCNS), fazendo sempre uma conexão com contextos sociais que a escola está sendo inserida.
3. Verificar se há viabilidade de execução da proposta.
Sim, há viabilidade na execução na proposta Pedagógica da escola.
4. Organização do espaço educativo: horário, turnos, número de alunos, distribuição de séries, e turmas.
De segunda-feira à sexta-feira, Educação Infantil das 07:15 hs Às 11:00 hs; Ensino Fundamental I matutino das 07:15 hs às 11:30 hs; Ensino Fundamental II das 07:15 hs às 12:00 hs; Ensino Médio das 07:15 hs às 12:45 hs. Número total de 520 alunos.
5. Formas de tratamento e ações para problemas disciplinares, normas de convivência, tratamento a ser dispensado aos pais etc.
Qualquer problema ocorrido os pais são chamados para comparecer à escola em forma de reunião, caso o ocorrido seja com um grupo de alunos, ou conversa com a coordenadora e ou a professora caso seja um caso isolado.
6. Projetos desenvolvidos pela instituição ou pelos professores.
São elaborados de forma interdisciplinar e agregando ao conteúdo da grade curricular, de forma criativa para que seja interagido com os alunos, como feiras culturais e regionais.
7. Formas (ou projetos) de inclusão e atendimento a alunos com necessidades especiais.
A escola desenvolve um programa que oferece curso de atualização dos professores, para alunos com necessidades especiais ela oferece uma boa proposta.
8. Filosofia e príncipios da escola: perfil da comunidade, fins educativos etc.
Cultura e sociedade, desenvolver programa que oferece curso de atualização dos professores, para alunos com necessidades especiais ela oferece uma boa proposta.
9. Organização do currículo: por disciplina, por módulo, por tema, por área de conhecimento, por projetos ou outras formas; utilização de livros didáticos; propostas de interdisciplinaridade.
As propostas são trabalhadas através de disciplinas, elaboradas pelos professores e com base nos livros, porém de forma interdisciplinar.
10. Atividades propostas: para envolvimento da comunidade, culturais, cívicas, outras...
Projetos culturais que são abertos para os pais dos alunos e para a comunidade, como desfiles em datas cívicas especiais, filmes que tratam desses assuntos etc...
11. Processo de avaliação: conceito de avaliação expresso na proposta, indicadores, critérios para promoção, usos dos resultados, procedimentos de recuperação, aceleração, acompanhamento individual, encaminhamento dos alunos com difculdades; planos de adaptação, dependência (se houver), formas de recuperação;
Avaliam todas as dimensões da educação com criatividade, interação social, responsabilidade e autonomia, além dos conteúdos formais trabalhados pelos professores em sala de aula. Avaliação em um processo formativo e não massificador.
12. Calendário: Total de dias letivos, período de férias e recesso, planejamento, reuniões, eventos.
203 dias letivos, férias mês de julho do dia 15 à 31 de julho, dezembro 15 à 01 de fevereiro, eventos comemorativos e reuniões bimestrais para entregas de provas e conselho de classe.
13. Plano de formação continuada para os pedagogos e professores: planos, metas, ações, propostas, recursos, outros.
Vem desenvolvendo um programa que oferece curso de atualização e aperfeiçoamentos, aos professores coordenadora e auxiliares a fim de que possam estar em contato com as novidades que envolvem a educação na escola e também são desenvolvidos palestras onde passa as modernidades do mundo atual e que os professores tem sim suas metas a ser alcançadas.
14. Plano de avaliação da instituição: proposta ou formas.
São avaliados da seguinte forma, 60% é de prova quantitativa e 40% de forma formativa.
15. Plano de ação da instituição: metas, ações a serem alcançadas, projetos desenvolvidos, etc.
Projetos como feiras culturais de ciências, a noite do pijama, os alunos tem a oportunidade de trazer um amigo, então isso contribui para divulgar o trabalho da escola e a inserção com a comunidade.
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO
NESTE ESPAÇO VOCÊS VAO INSERIR O PROJETO DE INTERVENÇÃO QUE SERÁ ELABORADO POR VOCE DE ACORDO COM AS NECESSIDADES OBSERVADAS DURANTE O ESTAGIO DE OBSERVAÇÃO.!!!
(não se esqueça de deixar uma cópia desse projeto na instituição)
1. Identificação da instituição:
2. Carga horária:
3. Quem se torna responsável em aplicar o Projeto:
4. Temática – conteúdo (a ser abordado pelo projeto, de acordo com a sugestão do pedagogo da instituição)
5. Introdução: o quê levou você a elaborar o projeto seguindo essa temática;
Observe que estas orientações já estão nas normas da ABNT com cada parágrafo inicial em 3 cm (barra superior do Word) e espaço entrelinhas de 1,5cm (opção formatar parágrafo) e margens na opção justificada com a digitação em Arial fonte 12, e só os títulos e subtítulos devem estar na opção negrito. Para cada assunto\ideia ou autor inicie um novo parágrafo.
6. Justificativa:
Convencer o leitor da importância do desenvolvimento do projeto.
7. Objetivo geral: (todo objetivo se inicia com um verbo)
8. Objetivos específicos: destacar pelo menos três
9. Fundamentação teórica: o trabalho deverá apresentar fundamentação teórica sobre o tema. Buscar diferentes autores, fundamentar o projeto através de argumentos (citações).
Observe que estas orientações já estão nas normas da ABNT com cada parágrafo inicial em 3 cm (barra superior do Word) e espaço entrelinhas de 1,5cm (opção formatar parágrafo) e margens na opção justificada com a digitação em Arial fonte 12, e só os títulos e subtítulos devem estar na opção negrito. Para cada assunto\ideia ou autor inicie um novo parágrafo.
Lembre-se de citar os autores, como por exemplo – Citação indireta:
De acordo com Silva (2008), a interdisciplinaridade deve envolver...
Ou Citação direta:
EXEMPLO DA CITAÇÃO: Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina. (SOUZA, 2001, p. 39).
Depois deve colocar a referência completa no final da proposta, no tópico referências.
Apague todas estas orientações em azul e vermelho e digite sua fundamentação nas normas da ABNT ok. Caso tiver dúvidas em relação às normas da ABNT procure este tópico na Biblioteca Digital, opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”.
10. Metodologia: escreva as orientações sobre como o pedagogo pode utilizar este material a ser trabalhado e a forma (descrição) de como deverá ser utilizado.
Recursos: Descreva quais materiais serão necessários para efetivação da proposta:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (estratégias da proposta):
Descreva quais atividades serão propostas para a Instituição.
Descreva carga horária, as atividades e a forma de apresentar o material aqueles que irão participar da atividade.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Descreva como se pretende avaliar se conseguiu chegar aos objetivos
REFERÊNCIAS: (utilizadas para a elaboração da proposta)
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação.
(Colocar todas as referências em ordem alfabética e espaçamento simples, inclusive dos sites utilizados para a construção deste trabalho). Leiam na Biblioteca digital como se faz as referências nas normas da ABNT ok.
***APAGUE TODAS INFORMAÇÕES EM AZUL E VERMELHO OK.
RELATO DA APLICAÇÃO DO PROJETO
(SE HOUVER. Se não for aplicado o projeto na instituição, desconsidere essa página)
Observe que estas orientações já estão nas normas da ABNT com cada parágrafo inicial em 3 cm (barra superior do Word) e espaço entrelinhas de 1,5cm (opção formatar parágrafo) e margens na opção justificada com a digitação em Arial fonte 12, e só os títulos e subtítulos devem estar na opção negrito. Para cada assunto\ideia ou autor inicie um novo parágrafo.
MOSTRA DE ESTÁGIO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Espaço destinado ao relato da mostra de estágio no Pólo.
Aqui, deve-se apresentar as experiências vivenviadas pela turma (de forma resumida) em forma de texto formatado em parágrafos na ABNT. Não há número mínimo de laudas, porém é importante que seja um relato bem claro e preciso. Deve também conter um relato de como você se organizou em diferentes momentos, visando à realização do projeto.
...