Gestão Escolar
Artigo: Gestão Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deise Alves • 25/5/2014 • 682 Palavras (3 Páginas) • 815 Visualizações
Quais as principais diferenças entre a gestão democrática e a gestão autoritária?Quais são suas principais características?E como definir as relações interpessoais referente a ambas?
Bom, mesmo nos tempos atuais, a gestão escolar ainda se baseia em um modelo ultrapassado e autoritário de gestão, ou seja, uma gestão na qual a direção é centralizada em apenas um indivíduo, o diretor. Já na gestão democrática o conceito muda, pois existe a interação dos demais representantes do corpo docente como os professore com o conselho de classe e até mesmo os pais representando a sociedade. A gestão democrática busca atender as expectativas de uma sociedade em relação à escola.
“A escola não está ilhada, mas sim inserida numa comunidade concreta, cuja população tem expectativas e necessidades específicas que precisam ser levadas em conta.” (Setubal, 1995, pág. 4); ou seja, esses elementos (professores, alunos, pais, comunidade) devem trabalhar em conjunto no processo de educação.
E não há como falar de gestão democrática sem citar suas principais características, as que mais se destacam são: a autonomia, a participação a transparência e cidadania.
A autonomia quando quero referir-me à liberdade de expressão, o direito de poder opinar sobre as decisões e assumir a responsabilidade pelas mesmas.
(...) alguns princípios da organização do trabalho pedagógico e da gestão escolar ancorados numa perspectiva democrática são sustentados a partir: da autonomia das escolas e da comunidade educativa, envolvimento da comunidade escolar no processo escolar, formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar, avaliações compartilhadas e relações assentadas na busca de objetivos comuns (LIBÂNIO, 2004 apud GARBIN e ALMEIDA, 2007, p. 7).
A participação que envolve a união entre direção, corpo docente, alunos e sociedade. A gestão escolar só poderá conseguir uma efetiva participação da comunidade e, conseqüentemente, sua colaboração se ela trabalhar nos moldes democráticos que a administração da escola deve assumir.A transparência que deve ser priorizada, pois é onde existe o livre acesso ás informações, sem receio e com total transparência. A participação e a transparência são fundamentais para que realmente haja a democracia.Sem participação não há gestão democrática e, sem transparência não há participação.
Contudo ainda existe a cidadania que é a na verdade a soma das demais, ou seja, uma cidadania ativa obtendo a participação popular buscando o melhor resultado com respeito e união.
Entretanto não é tão simples lidar com uma questão democrática pois a relação inter pessoal também é um fator muito complicado pois onde existem várias pessoas trabalhando a convivência se torna um pouco mais complicada, sendo assim com a gestão democrática é mais fácil pois o companheirismo e a união são fatores de maior relevância podendo buscar um melhor resultado.
Bem se sabe que quando se trata da integração da escola com comunidade para a melhoria da educação, muitos têm essa idéia como algo utópico e difícil de concretizar na prática, isso se dá a partir do cenário educacional que conhecemos, onde essa colaboração mútua de fato não ocorre ou pelo menos não como deveria acontecer mediante os anseios que surgem
...