Gestão Escolar Democrática
Trabalho Universitário: Gestão Escolar Democrática. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gal2015 • 19/3/2015 • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 320 Visualizações
Gestão Escolar Democrática
O conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação, mediante um compromisso coletivo, assumidos na elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico, na busca de resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos.
Escola de qualidade é aquela que contribui para a formação de estudantes nos aspectos culturais, emocionais, econômicos e políticos, para o desempenho pleno de seu papel de cidadão do e no mundo, está intimamente ligado à transformação da realidade.
Neste processo, o papel da equipe gestora tem relevância fundamental, canalizando o trabalho conjunto das pessoas, orientando-as e integrando-as rumo à consecução dos objetivos claramente definidos, conhecidos e perseguidos por todos da instituição.
Os percalços encontrados neste processo poderão ser de ordens diversas, portanto, “a participação só será efetiva se os agentes que compõem a comunidade escolar (...) se estiverem engajados na defesa de uma escola democrática que tenha entre seus objetivos a construção de um projeto de transformação do sistema autoritário vigente.” (OLIVEIRA E DOURADO, 2015, p.10).
Ao final o ano de 2014, o coletivo da Escola Municipal Padre Joaquim de Souza e Silva, promoveu a avaliação de sua proposta pedagógica, a qual apresentamos, bem como as ações para correção de rota.
Nessa avaliação foram levantados os aspectos que contribuíram para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes e para a organização do cotidiano escolar, assim como aqueles aspectos que não possibilitaram o alcance das metas estipuladas pela escola.Para orientação quanto aos aspectos a serem avaliados, foi consultado o material "Indicadores da Qualidade na Educação" do MEC.
AMBIENTE ESCOLAR
Reorganização do tempo e espaço escolar
- Espaço Físico da escola prejudica o fazer docente,pois não é adequado.Não existe espaço suficiente para aulas e atividades extras;. A ausência constante de profissionais na escola devido licença médica para tratamento de saúde,atestado médico, laudos e a dificuldade de conseguir substituição imediata sobrecarregam os profissionais presentes que sempre estão colaborando com a escola; Necessidade de melhora nas relações da direção com o corpo docente; Trabalhar o respeito às diferenças e as individualidades com o objetivo de melhorar as relações entre professor/aluno,aluno/aluno.
PRÁTICA PEDAGÓGICA E AVALIAÇÃO
- Percebe-se a necessidade de intensificar a utilização dos espaços externos do bairro como recursos didáticos; São realizadas avaliações diagnósticas,investigativas e processuais utilizando testes,pesquisas,aulas práticas,seminários,atividades,coletivas entre professores e alunos.
ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
A proposta de leitura e escrita teve significativo avanço com a formação de profissionais feita pelo MEC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa- PNAIC e a organização dos estudantes nas aulas de reforço foi possível identificar que o trabalho de leitura despertou nos estudantes maiores interesses.
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
- Falta o diálogo para tomar as decisões referentes ao cotidiano escolar; Reuniões com pais não acontecem regularmente.
FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA
- Há ausência de momentos específicos e periódicos para discutir assuntos relativos ao cumprimento de planejamento e para a troca de experiência do coletivo.
AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR
- A escola não está adaptada para receber alunos com necessidade especial; A escola adquiriu vários aparelhos novos (data-show, notebook, mp3...) .
ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS
- Supervisão e professores dão atenção especial aos alunos com dificuldade de aprendizagem utilizando como estratégia práticas pedagógicas diferenciadas, formação flexível de grupos de trabalho e sempre que é preciso solicitam o acompanhamento dos pais, porém, essas ações não tem sido eficientes.
ORGANIZAÇÃO DO COLETIVO DE PROFESSORES
. Organização por ciclo(1º ,2ºe 3º ciclos); Estruturação da carga horária em módulos de 1 hora: em grupos flexíveis, pequenos grupos e aulas específicas do plano curricular.
Frente as questões diagnosticadas, foram construídos plano de ação para 2015, o qual passamos a apresentar:
OBJETIVO 1 : REVITALIZAR O AMBIENTE ESCOLAR.
META 1 : Reorganizar os espaços e tempos escolares até fevereiro de 2015.
ATIVIDADES
• Utilizar o espaço infantil para aulas e atividades extras, além do espaço da Igreja, posto de saúde e as ruas mais tranquilas para aulas de atletismo.
• Permanência dos projetos de grupos flexíveis, pequenos grupos e iniciar aulas partilhadas.
• Estabelecer critérios de enturmação (heterogêneas a fim de evitar turmas com excesso de alunos com dificuldade de aprendizado e problemas disciplinares).
• Continuidade do grupo de educadores durante os três anos do ciclo.
META 2 : Melhorar as condições de trabalho dos profissionais em 2015
ATIVIDADES
• Organização de horários que permitam o encontro de pares ou trios para o planejamento coletivo.
• Realização de reuniões mensais para trocas de experiências, planejamento e formação.
OBJETIVO
...