TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Dissertações: Gestão Estratégica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

1) Recordando o modelo das 5 forças de Michael Porter, como avaliamos a ameaça de novos entrantes no segmento da produção de rolhas? Terão os grandes produtores uma ameaça forte de novos entrantes?

Atendendo ás 5 forças de Michael Porter, o grupo Amorim apresenta no segmento de produção de rolhas uma elevada ameaça a novos entrantes para este seguimento de mercado, pois apresenta:

1) Elevado volume de produção, dinamizando os custos fixos de produção.

2) Esta actividade requer um elevado investimento inicial – “2-3 milhões de contos em equipamento fabril, que só podem ser rentabilizados com grandes volumes de produção e uma linha alargada de produtos”.

3) Limitação ao acesso a canas de distribuição. “ Tipicamente, em cada pais existem apenas 2-3 importadores de grande dimensão que representam uma percentagem significativa das vendas totais do mercado, exercendo assim pressão sobre os fornecedores, afim de conseguirem cada vez preços mais baixos e prazos de pagamento mais dilatados”.

4) Experiência na actividade desde 1870 – Conhecendo todos os pontos críticos de produção, desde a extracção da cortiça até á finalização do processo de fabrico de rolhas. Podendo preventivamente implementar medidas a fim de colmatar e minimizar falhas na produção, minimizando gastos de produção.

5) Poder de retaliação – possui todas as componentes para retaliar com novos entrantes, quer através da baixa de preços, bem como pressionando distribuidores.

6) Para este sector de actividade existe legislação reguladora da actividade, sendo o seu objectivo a protecção do sobreiro. O actual regime jurídico aplicável é o D.L nrº 169/2001, alterado pelo D.L. 155/2004. A entidade reguladora é o ICNF, articulado com a actual orgânica do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT). Estas medidas são entrantes á entrada de novos concorrentes no mercado, devido á natureza da matéria-prima.

7) Diferenciação: O Grupo amorim possui a certificação da qualidade, sendo esta uma mais valia e um argumento diferenciador.

8) A sua posição financeira permite ao grupo Amorim fazer face a novos investimentos, caso estes se demonstrem necessários para melhorar a extracção e o processo produtivo.

2) Indique 3 aspetos (mesmo que hipotéticos) que pudessem vir, no futuro, a alterar (aumentar ou diminuir) o poder negocial dos fornecedores da cortiça.

Razões que poderão diminuir o poder negocial dos fornecedores:

- Descoberta de alguma matéria-prima substituta à cortiça.

- Através da Investigação, descoberta de um processo de aceleramento na produção da cortiça nos sobreiros com pouca idade, diminuindo também o tempo que medeia entre as duas tiragens da cortiça.

Razões que poderão aumentar o poder negocial dos fornecedores:

- Uma vez que existem poucos produtores de cortiça, a criação de uma associação, com a finalidade de controlar o preço/mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com