TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Exames: Gestão Estratégica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Gestão Estratégica

Curso: Gestão em tecnologia da informação

Professor: Ana Paula Heerdt

Nome do aluno: Mario Fernando Mendes

Data: 27/10/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia e analise o artigo abaixo indicado.

Faça a leitura do texto "Planejamento ou Pensamento Estratégico?" disponível no site: http://www.intelligentia.com.br/novidades/artigos/ensaio_rap0203-2.pdf e, em seguida faça o que se pede abaixo.

a) Elabore uma análise crítica, levando em consideração os seguintes itens: (3,5 pontos)

- A síntese da opinião de 2 outros autores (com a devida referência) além do autor do texto acima Robin Alves Pagano.

- O posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.

- As convergências e divergências entre os autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.

Na visão de Robin Alves Pagano sobre o assunto abordado no texto não existe divergência sobre as duas escolas de formulação de estratégias, na verdade a um ganho expressivo se você conseguir conciliar as duas escolas em conjunto, ou seja, você terá mais retorno positivo em longo prazo se conseguir um desenvolvimento estratégico na organização aplicando isso a atenção de todos nos acontecimentos do dia a dia facilitando o curso das ações para o futuro desse desenvolvimento estratégico adotado. Na visão de Mario Persona somente o planejamento estratégico não será o suficiente para um sucesso no futuro, segundo ele o melhor planejamento é manter sempre um pensamento estratégico, porque em sua opinião os que se apegam somente ao planejamento terão mais chances de fracasso, pois geralmente o planejamento é feito colhendo dados e informações do passado ou no máximo do presente imediato, mas nunca no futuro. E para Luiz Eduardo Gasparetto pensamento estratégico nada mais é do que refletir, planejar ou desejar aonde uma determinada empresa quer estar, ou seja, é um conjunto de idéias, desejos e intenções que exigem de uma implementação para a sua realização, e isso se dá através de um bom planejamento de estratégia como o próprio nome diz, sendo que de nada adianta ter desejos e intenções se você não montar um bom planejamento estratégico.

Assim como vimos nas unidades de estudo, a opinião dos três autores vai de encontro ao mesmo pensamento que estudamos, de que para todo um bom planejamento estratégico tem que haver um bom pensamento ou vice versa, o sucesso pertinente de um depende do outro pra que os objetivos traçados e almejados sejam alcançados com total sucesso, ou você não terá sucesso algum se depender apenas de um dos métodos. Porem há algumas pequenas divergências, ou podemos dizer diferentes visões entre as opiniões, enquanto Robin acredita que não há divergência entre planejamento e pensamento, porem ressalta que há benefícios positivos sabendo trabalhar com os dois métodos sendo um pouco contraditório do que estudamos até agora nas unidades, de que precisamos sim, tanto de um quando de outro quase que obrigatoriamente para um absoluto sucesso no percurso a ser seguido. Enquanto Mario e Luiz Eduardo acreditam que o pensamento bem elaborado vai trazer um planejamento melhor ainda com possibilidades de flexibilidade ou mudanças a serem feitas no decorrer da estratégia, podendo assim mudar os caminhos a serem seguidos dando uma menor margem para os possíveis erros de planejamento sendo que para Mario não bastara apenas ter um ótimo planejamento estratégico, para ele o melhor planejamento é ter sempre um ótimo pensamento enquanto Luiz Eduardo defende que o pensamento são prospecções do futuro, mas de que nada adiantara ter isso se você não montar um planejamento adequado para suas prospecções.

Referencias:

<http://www.blogdogasparetto.com.br/planejamento-estrategico-ou-pensamento-estrategico/> < http://www.youtube.com/watch?v=GAB2dGuL3yk>

b) Elabore uma dissertação com quatro parágrafos. (3,5 pontos)

- No primeiro parágrafo - Apresentar as ideias de Robin Alves Pagano e os outros 2 autores que você escolheu como fonte.

- No segundo parágrafo - Apresentar o posicionamento da unidade de aprendizagem em relação ao tema.

- No terceiro parágrafo - Apresentar as convergências e divergências entre autores e o conteúdo da unidade de aprendizagem.

- No quarto parágrafo apresente a sua conclusão abordando a partir de suas análises a importância do Pensamento e Planejamento estratégico para as organizações na atualidade.

Robin Alves Pagano acredita que planejamento e pensamento estratégico são métodos que não divergem entre eles, sendo que você pode ter sucesso se optar por um ou outro método, mas terá sucesso total se souber conciliar de uma forma estratégica ambos os métodos. Já Mario Persona acha que o melhor planejamento que existe é sempre ter um pensamento por traz dele, pois através de um bom pensamento você poderá ser mais flexível em suas decisões tendo uma menor chance de erro. E por ultimo Luiz Eduardo Gasparetto vê no planejamento uma execução de tudo àquilo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com