Gestão Industrial
Monografias: Gestão Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Izaduraes • 10/10/2013 • 841 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Londrina
2013
GIOVANI DE OLIVEIRA DURÃES
ADMINISTRAÇÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual em grupo
Orientador: ADMINISTRAÇÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL: JOENICE L. DINIZ
Tutor de sala: Cristiano de Freitas Lima
Tutor eletrônico: Fernanda Caroline Ferreira Hamano
Londrina
2013
As constantes mudanças que ocorrem no atual cenário econômico, muitas delas produzidas pela globalização dos mercados, estão exigindo das empresas cada vez mais o aprimoramento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, tendo em vista a necessidade de tomada de decisões rápidas e de melhor qualidade que lhe assegurem o atendimento de seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.
O orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja o seu ramo de atividade, natureza ou porte. Para que se possa utilizar desta ferramenta, é preciso que as organizações tenham uma estrutura compatível, ou seja, um sistema de informações integrado com todos os departamentos da empresa.
O orçamento como ferramenta de gestão, as organizações conseguem elaborar estratégias de vendas, projetar metas de resultado, fazer orçamento de compras, controlar periodicamente suas despesas, controlar seu fluxo de caixa e traçar metas futuras. No processo da implantação do orçamento empresarial, os gestores devem elaborar um programa com os passos a serem seguidos, com normas e procedimentos, para que se simplifique o processo.
O orçamento é um plano de curto prazo para programar a estratégia da empresa para determinado exercício. As principais vantagens do orçamento para a organização competem os administradores a pensar adiante por meio da formatização de suas responsabilidades no orçamento, fornece expectativas definidas que representam a melhor estrutura para o julgamento do desempenho subsequente e ajuda os administradores na coordenação de seus esforços, de tal forma que os objetivos da organização como um todo são confrontados com os objetivos de suas partes.
Os principais tipos de orçamentos são: orçamento ajustado ou forecast, orçamento flexível, orçamento contínuo ou Rollin, orçamento base zero (OBZ) e Balanced Scorecard (BSC) e gestão custo por atividades (ABM/ABC), Beyond budgenting e controle matricial e orçamento de tendências.
O orçamento Mestre é uma análise extensiva do primeiro ano do plano de longo prazo, reúne as atividades planejadas de todas as subunidades de uma organização – vendas, produção, distribuição e finanças. Quantificam as metas de vendas, os direcionadores de custos de atividade, as compras, a produção, o lucro líquido, o saldo de caixa e todos os outros objetivos que a gestão especificar.
Ele é utilizado pelos
...