Gestão Industrial
Pesquisas Acadêmicas: Gestão Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daniela • 1/5/2014 • 8.213 Palavras (33 Páginas) • 259 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA CONECTADO
CIENCIAS CONTABEIS
GESTÃO INDUSTRIAL
Ariquemes
2014
GESTÃO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contabeis da UNOPAR –Universidade Norte do Paraná.
Ariquemes
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
1.0 CUSTO......................................................................................................05
Custo de Vendas de Indústria
Custo de uma empresa do Comércio Varejista
2.0 MÉTODOS DE CUSTEIO....................................................................................06
Custeio Variável
Custeio por Absorção
3.0 PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO................................................10
4.0 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO...................................................13
5.0 CUSTEIO ABC: possibilidade de utilização para fins fiscais.....................................15
6.0 PONTO DE EQUILIBRIO...........................................................................................17
7.0 IMPORTÂNCAI DO SISTEMA DE GESTÃO
INTERGRADO NAS EMPRESAS.............................................................................22
8.0 A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL..............................................................................23
Introdução
Este estudo tem como objetivo explicar algumas das funções exercidas pelo Profissional da contabilidade, bem como demonstrar as formas como são elaboradas. A Gestão Industrial, por exemplo, que será descrita com algum Topicos Importantes que envolve a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em fatores. Veremos sobre os Custos, importância dos Metodos de Custeio a Preço de Venda e a Geração do Lucro e suas diversas formas de teorias e sua importância dentro e fora das organizações.
Também abordaremos o processo de Unidades Equivalentes de Produçaõ de uma empresa prestadora de serviços, que será apresentado Custeio ABC: possibilidade de utilização para fins fiscais, e os procedimentos solicitados entre outros Topicos de grande relevancia que veremos no decorrer do Trabalho. Todas estas questões serão devidamente levantadas ao longo deste estudo, com o objetivo de proporcionar ao aluno um conhecimento amplo de diversas áreas necessárias para o desenvolvimento da atividade contábil.
1.0 CUSTO
E um bem ou serviço que se utiliza na produção de outro bem ou serviço. O custo pode abranger matéria-prima, mão-de-obra, encargos sociais (INSS, FGTS, Férias, 13º salário), combustíveis de máquina de produção, aluguel, seguros do prédio da fábrica, e tudo que está relacionado à produção. O empresário deduz custo do imposto de renda (exceto microempresas cadastradas pelo Simples Nacional). Para calcular o preço final de um produto considera-se o custo, as despesas e a margem de lucro; Exemplo: o material de limpeza para limpar o setor de fabricação é custo, mas para limpar o setor administrativo é despesa.
Custo de Vendas de Indústria e Custo de uma empresa do Comércio Varejista
A contabilidade se insere no mundo dos negócios. Entretanto, é uma necessidade imperiosa para quem exerce alguma atividade, seja comercial, industrial, bancária, de serviços, agrícola ou qualquer outra. Ao contrário do que muitos empresários pensam, contabilidade não é luxo nem é burocracia: é uma necessidade para qualquer empreendimento. No comércio varejista não é diferente. Muita gente pensa que controlando as compras e as vendas, tudo estará resolvido. É aí onde está o problema! Não há muita diferença entre a contabilidade comercial (de varejo) e a contabilidade de custos (industrial).
Tudo gira em torno de como as operações se desenvolvem: a indústria aplica insumos na produção e obtém o produto final; o comércio compra o produto final, armazena e revende ao consumidor. Entre uma ponta e a outra dessa linha está à atividade do comércio varejista, que merece nossa maior atenção. Dizer que o comércio se resume em comprar e vender será ignorar a essência das coisas. O Comércio é muito mais que comprar e vender: é saber comprar e muito mais saber vender. Do contrário será melhor mudar de ramo. Enquanto ainda é tempo! Em primeiro lugar, é necessário conhecimento específico. Todo comerciante precisa conhecer muito bem seu ramo de negócios. Autopeças pode ser um ramo muito atrativo, mas é diferente de confecções, ou de armarinho.
Esses, por sua vez, são diferentes do comércio varejista
...