Gestão da informação e Conhecimento nas organizações
Tese: Gestão da informação e Conhecimento nas organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 18/11/2013 • Tese • 282 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO
CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Com base nas informações lida no texto indicado, vemos no Brasil o recurso "conhecimento" vem aumentando aceleradamente sua importância para o desempenho empresarial e que os desafios impostos pela relativa e recente abertura econômica tornam a questão da gestão do conhecimento ainda mais fundamental para as empresas brasileiras. Acreditamos que sem estratégias empresariais, setoriais e nacional muito bem unidas e, rapidamente implementadas, fica muito difícil imaginar que as empresas brasileiras conseguirão se tornar competitivas e, mesmo, sobreviver aos desafios impostos pela competição internacional.
Sob o aspecto tecnológico, a evolução das potencialidades provoca grandes mudanças. Maior capacidade de armazenamento disponibilização de informações, interatividade em tempo real e integração de múltiplas mídias representam novas formas de trabalho e novas oportunidades. Por muito tempo acreditou-se que o domínio da informação era sinônimo de poder. Sob este ponto de vista, a TI representa um grande potencial para uma organização garantir sua competitividade. A capacidade tecnológica da organização é considerada seu diferencial, e, de certa forma, sua atuação está condicionada por esta tecnologia.
A redução dos custos de TI, garantindo sua ampla utilização, conseqüentes experiências de sucesso e fracasso, resultou na percepção de que só TI não promove benefícios substanciais para as organizações. A gestão do conhecimento vem ao encontro dessa situação.
Como citado anteriormente é recente a atratividade pela gestão do conhecimento. Mudanças na dinâmica de aquisição e geração do conhecimento nas organizações têm propiciado a proliferação de pesquisas com vistas à gestão deste importante ativo corporativo e marcado significativamente o que vem sendo denominado era do conhecimento.
Vivencia-se uma época de profundas mudanças sociais, apontada por alguns autores como uma fase de transição entre a economia pós-capitalista e a economia do conhecimento.
...