Gestão de Sistemas de Transportes - Produção Individual
Por: Heron0688 • 28/10/2018 • Resenha • 273 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Gestão de Sistemas de Transportes - Produção Individual
Segundo o portal EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) o Brasil é o segundo maior produtor mundial de grãos, ficando somente atrás dos Estados Unidos, e, o estado do Mato Grosso é o maior produtor brasileiro de soja.
A soja é o produto in natura mais exportado pelo Brasil e também o mais movimentado entre a produção e os portos de expedição. A cidade de Sorriso/MT é conhecida como a capital nacional de agronegócio, produz em torno de 5% da soja produzida mundialmente.
De acordo com os Dados da ESALQ (2011), o Brasil consegue produzir a soja com um preço de 34,9 % mais barato que o Estados Unidos em custo operacional de produção. Porém, depois de 2.000 km na estrada (modal rodoviário) o produto já encareceu cerca de 30 % do seu valor, devido-o ao custo do frete. Isso pela falta de estrutura logística, deficiência das estradas (mau cuidadas), elevados custos de pedágios, etc.
Visando as importações o sistema logístico projetou-se da costa para o interior. Com o desenvolvimento das exportações commodities foi possível verificar as diversas deficiências da infraestrutura logística (RAZZOLINI FILHO, 2012).
O Brasil tem condições de vender e crescer ainda mais no cenário do grãos, porém, não tem condições de entregar nos prazos definidos, tem sérios problemas de armazenagem, problemas com filas tanto para a descarga do veículos, assim como filas para atracar os navios.
Para conseguirmos alcançar um competitividade ainda maior, uma das alternativas seria o investimento na infraestrutura dos modais ferroviário e hidroviário, onde ambos conseguem transportar grandes volumes e um menor custo de frete em relação ao modal rodoviário, o que seria bem vantajoso.
...