Gestão de pessoas e mudança organizacional
Tese: Gestão de pessoas e mudança organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anderteixeir • 22/4/2014 • Tese • 5.212 Palavras (21 Páginas) • 249 Visualizações
Instituição: Universidade Anhanguera – Jundia
Curso: Gestão em RH
Disciplina: Gestão de Pessoas
Semestre: 3º
Período Letivo: 2014/1
Nome Professor EAD: Prof. Erika
Grupo:
Leila Maria Feitosa Araujo Costa RA-8322774007
ATPS
ETAPA 1
Esta atividade é importante para desenvolver a habilidade do trabalho em equipe e o entendimento teórico-prático sobre as mudanças ocorridas dentro das organizações e osmodelos de Gestão de Pessoas.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. .
PASSOS
Passo 1
Reunir-se e definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais.
A mudança organizacional é uma transformação com intuito de melhorar a eficácia da empresa, para conseguir manter-se no mercado, satisfazer o cliente e vencer concorrentes. Para ocorrer à Mudança é preciso determinar como ela ocorrera - porque é necessária? Ocorre um envelhecimento precoce do produto – quando há um produto mais eficaz no mercado? Evolução tecnológica – concorrente possui tecnologia que facilita o processo de produção, diminuem custos e preços de vendas?
Como resolver os problemas que possam surgir em meio à transição? Como influenciar o quadro a aceitar as novas medidas estabelecidas?
Não se pode mudar constantemente. E não existe mudar por modismo, acompanhar a tendência do setor. As Mudanças Organizacionais devem ser estudadas, planejadas para que surtam o efeito esperado e gerem credibilidade e estabilidade ao mercado e entre os colaboradores.
Moderna Gestão de Pessoas – Introdução
“Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas praticas gerenciais”.
Conceito
É uma área contigencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negocio e tecnologias da organização.
Baseia-se em três aspectos fundamentais:
- As pessoas como seres humanos com personalidade e histórias próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.
- As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais que fornecem a empresa inteligência, talento, criatividades, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.
- As pessoas como parceiros da organização investem em conhecimentos, esforços e mais na empresa, na expectativa de obter retorno (salário, reconhecimento profissional e benefícios). Postura pró ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.
Objetivos
- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
- Proporcionar competitividade à organização.
- Proporcionar à organização empregados bem treinados e motivados.
- Aumentar a auto atualização e a satisfação dos empregados no trabalho.
- Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho.
- Administrar a mudança.
- Manter politicas éticas e comportamento social responsável.
Passo 2
1 Assistir atentamente a Tempos Modernos, último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego. TEMPOS Modernos (Modern Times). Direção: Charles Chaplin. EUA, 1936.
2 Ler o contexto histórico do filme Tempos Modernos disponível em: • <https://docs.google.com/document/edit?id=1s1wSupW964fwG3QxX4IH0bolcoOAqH5__b3jd2gaezE&hl=en#>. Acesso em: 21 out. 2012.
Passo 3
Elaborar um relatório, com no máximo duas páginas, retratando uns paralelos entre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas.
No filme Tempos Modernos conseguimos identificar a forma com que os funcionários eram tratados naquela época.
A grande preocupação das organizações era apenas o lucro que elas conseguiam através dos esforços de seus colaboradores.
As empresas obrigavam seus funcionários a trabalharem muitas vezes sem descansos adequados e em situações que não os oferecia qualquer tipo de segurança no ambiente de trabalho, sempre em busca de mais e mais lucratividade.
Nessa época os funcionários trabalhavam apenas por seus salários sem se envolverem nas metas e necessidades organizacionais. Dessa forma não havia qualquer tipo de vinculo afetivo entre empregado e empregador, tornando mais difícil a convivência de ambas as partes.
Em paralelo temos a Moderna gestão que diferente dessa antiga gestão vem para mudar os conceitos de gerir pessoas, as organizações tem transmitido muito mais suas preocupações e atenção para as pessoas em si, pois entenderam com o passar o tempo que as pessoas se tornam muito mais produtivas quando estão mais próximas da empresa e cientes de todas as metas que a organização almeja entregar.
Houve três grandes mudanças na forma de fazer Gestão de Pessoas:
A organização passou a enxergar as pessoas verdadeiramente como seres humanos demonstrando interesses e cuidado com as pessoas.
As empresas procuram reconhecer e desenvolver as habilidades de cada colaborador na tentativa de conectar tais qualidades com os interesses organizacionais
Com essa Nova gestão é comum que as pessoas se sintam mais próximas e mais envolvidas com seu local de trabalho tornando-se assim parceiras da empresa.
Atualmente as organizações tem demonstrado principalmente preocupação
...