Gestão do conhecimento
Tese: Gestão do conhecimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: edyclecia • 15/4/2014 • Tese • 4.053 Palavras (17 Páginas) • 216 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO EAD – POLO BELO HORIZONTE I
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Ediclécia Ferreira dos Santos Silva – RA 6788400845
Hamilton Pereira dos Santos – RA 6950476198
Josimar Vieira Da Silva – RA 7126530544
Lorena Feliciano da Rocha Santos – RA 6506259473
William France Rodrigues – RA 7189531629
Vanessa dos Santos Silva – RA 7125503778
Série: 1º
BELO HORIZONTE
2013
Ediclécia Ferreira dos Santos Silva
Hamilton Pereira dos Santos
Josimar Vieira da Silva
Lorena Feliciano da Rocha Santos
William France Rodrigues
Vanessa dos Santos Silva
.
Professora: Mauricio Dias
Tutor Presencial: Irineu Amaro Vitorino
Tutora a distância: Camila Santos Ovidio
Título: Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Administração da Faculdade Anhanguera,
disciplina Gestão do conhecimento do 1º período.
BELO HORIZONTE
2013
SUMÁRIO
I- Introdução...................................................................................................04
II- Capítulo I...................................................................................................05
III- Capítulo II ...............................................................................................09
IV- Capítulo III...............................................................................................13
V- Considerações Finais...................................................................................16
VI- Bibliografia...............................................................................................17
INTRODUÇÃO
A gestão do conhecimento leva as organizações a mensurar com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação a melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes canais de distribuição e ciclo de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos.
A gestão do conhecimento não é uma disciplina pronta e acabada,de forma que não existe receita única para aplicação em organizações diferente.Ainda que seja possível tirar bom proveito da experiência alheia,cada organização deve criar seu modelo “ sob medida”,pois cada contexto tem sua peculiaridade.
As habilidades técnicas depende de práticas; as habilidades conceituais dependem de conhecimento, observação e análise sistêmica; e as habilidades humanas baseiam-se fortemente na capacidade de estabelecer relacionamentos.
Quanto mais conhecimento, maior a chance de fortalecimento das competências humanas, o que garante melhor posicionamento profissional do indivíduo, além do aumento da capacidade analítica.
A competitividade, cada vez maior, exige dos colaboradores, das equipes e, consequentemente das empresas novas competências. É preciso que os indivíduos desenvolvam novos conhecimentos, novas habilidades e, sobretudo, tenham nova atitude em relação ao trabalho e ao conhecimento a ele agregado.
De acordo com Chiavenato (2003), o conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas e tecnologias e a novas formas de interação humana. Para alcançar a excelência, é fundamental ter uma gestão desse conhecimento, ou seja, ‘um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização’. (CHIAVENATO, 2003, p. 593).
CAPITULO 1
Gestão do conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional com o propósito de atingir a excelência organizacional, dedicando atenção ao estudo da dimensão cognitiva, resultando assim no desenvolvimento de competências, ou seja, de novos conhecimentos. Surgiu para responder a questões inéditas e surpreendentes que surgem a cada dia no contexto organizacional. Seu foco principal está orientado para o desenvolvimento de competências e novos conhecimentos, fontes por excelência para a conquista de vantagem competitiva sustentável.
Por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaborados e os conhecimentos externos. Esta associado à melhoria do desempenho organizacional a partir da combinação de tecnologia da informação com os processos de negócios.
Na concepção de Falcão e Breciani Filho (1999, p. 162), gestão do conhecimento é o ‘processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir seus resultados’. Nesta concepção, destaca-se o fato do processo ser consciente e de ser sistemático, assim, atribuindo ao conceito de gestão do conhecimento uma
...