Gestão do conhecimento
Projeto de pesquisa: Gestão do conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luzimarbbb • 16/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.988 Palavras (8 Páginas) • 182 Visualizações
Desafio Profissional Gravadora x Associação de Moradores
CEAD anhanguera UNIDERP
Desafio Profissional
Curso Superior de Administração 1º semestre ,
instrumento de avaliação.
Disciplina: Técnicas de Negociação,
Desenvolvimento Pessoal e Profissional e
Gestão do Conhecimento
Nome:Natiele Soares Ferreira
RA:8745985012
São borja 02 de junho de 2014
INTRODUÇÃO
.
O objetivo deste desafio foi colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas, através da análise sistêmica
Gravadora X Associação Moradores Bairro uma gravadora de música conceituada deseja se instalar em um bairro de classe média em uma cidade do interior de São Paulo devido a vários fatores como logística, ambientação e custos. Mas os moradores do bairro quando souberam da notícia entraram com um pedido, junto à prefeitura, para impedir as novas instalações, alegando que a mesma irá perturbar a tranquilidade dos moradores, devido à movimentação de artistas na localidade.
A prefeitura então entrou em contato com a gravadora informando a situação e solicitando assim um representante para negociar com os moradores. O porta-voz da gravadora deverá apresentar uma proposta de negociação, onde terão um prazo de até 45 dias. Uma reunião prévia deverá ser realizada em até 20 dias para a apresentação das primeiras propostas de negociação.
A prefeitura fará um acompanhamento das negociações para prosseguir com a liberação ou não da obra.
O gerente de negociações, Sr. Jorge Andrade como porta-voz da gravadora foi designado a dar início às negociações.
Do lado dos moradores, o Sr. Carlos Henrique como líder da associação de moradores ficará responsável pela negociação com a gravadora, e já iniciou a coleta de informações com o objetivo de elaborarem uma proposta a ser apresentada na primeira reunião prévia,cada uma das partes irá apresentar e defender seus pontos de vista, apresentar, se necessário uma contra proposta como o bairro tem apenas cinco anos de formação, ainda necessita de algumas melhorias em relação a iluminação, sinalização e viabilização de retornos por ficar as margens de uma grande rodovia estadual.
Para se iniciar a análise e planejamento neste estudo de caso serão estabelecidos a seguir: o mapeamento do perfil dos negociadores; suas habilidades segundo o modelo Jung relativo a seus estilos, características e táticas utilizadas na negociação.
Perfis dos negociadores o porta-voz da gravadora, o Sr. Jorge Andrade possui formação em Estratégias de negócios e experiência em negociar em meio a conflitos. Seu objetivo na negociação é obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro, alega que o progresso é inevitável, e acredita que a instalação da gravadora pode contribuir para melhorias no bairro. Seu estilo de negociação pode ser caracterizado como confrontador
Segundo SPARKS. D.B.,(1992) “resulta da combinação entre impulso para confiança e impulso para o controle. Os negociadores do estilo confrontador procuram a equidade, trabalham mutuamente e procuram acordos que sejam duradouros.”
O líder da associação de moradores do bairro, o Sr. Carlos Henrique formado em administração tem como objetivo impedir a instalação da gravadora no bairro. Seu objetivo é impedir a construção da gravadora, alegando que a mesma causará perturbação da ordem pública. Acredita que o bairro não necessita dos progressos advindos do empreendimento. O seu estilo de negociação pode ser identificado como restritivo que é a combinação do impulso para o controle e impulso para a desconsideração.
Neste estilo os negociadores só chegam a um acordo se forçado, pois não se preocupa com o oponente, e está mais interessado em impor uma situação que seja favorável a ele.
Análise da situação planejamento da negociação com posse das informações detalhadas sobre o estudo de caso em questão e sobre os perfis de seus negociadores, agora será feita uma análise global da situação até o momento, incluindo os tópicos discutidos na primeira reunião.
Nesta primeira reunião o presidente da associação de moradores, Sr. Carlos Henrique, levou a conhecimento algumas das reclamações e preocupações dos moradores quanto à instalação da gravadora no bairro, sendo elas: o barulho; o trânsito e a segurança. Os moradores acreditam que a gravadora trará prejuízos ao bairro, e já encaminharam uma solicitação aos órgãos competentes solicitando o embargo da obra, e solicitam a que a gravadora busque outro local para a instalação da gravadora.
De outro lado o Sr. Jorge, representante da gravadora, argumenta que o barulho não será um problema, seus estúdios não propagam som pois são revestidos de materiais especiais que mantém o som somente no ambiente interno.
Quanto ao trânsito, poderão investir uma melhor estrutura para as ruas através de sinalizações e farol e também negociar junto à secretaria responsável sobre um possível retorno junta à rodovia, facilitando a saída e entrada de veículos, e assim reduzindo a movimentação em outras vias do bairro.
E em relação à segurança decidiram pensar em algo que fosse benéfico aos moradores do bairro, tanto no período diurno quanto noturno.
O Sr. Jorge ofereceu ao Sr. Carlos Henrique, juntamente com alguns moradores uma visita a matriz da gravadora para verificar que estas informações fossem verdadeiras , dessa forma os deixando-os mais seguros na tomada de decisão.
Ao final da reunião o Sr. Carlos Henrique aceitou a oferta de visita as instalações da gravadora.
Quanto à proposta de melhorias no trânsito ficou acordado que a associação entrará em um consenso, juntamente com proposta de segurança para a reunião final.
Planejamento da negociação.
A gravadora deverá fazer um planejamento que envolva os critérios acima relatados como barulho,
...