Gestão estratégica de pessoal
Ensaio: Gestão estratégica de pessoal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sibalora • 31/8/2014 • Ensaio • 1.089 Palavras (5 Páginas) • 205 Visualizações
Apesar de serem muitos os fatores envolvidos na mudança da gestão de pessoas para a gestão estratégica de pessoas esta mudança pode ser justificada de forma bem sucinta, devido a uma grande mudança na forma de ver e lidar com o trabalho. Assinale a alternativa que melhor descreve essa justificativa.
Resposta Correta: b.
No enfoque da gestão de pessoas, as pessoas são parte de um sistema que deve ser administrado. Na gestão estratégica de pessoas as pessoas participam e integram o planejamento estratégico, sendo parte do processo.
Feedback da resposta: No enfoque da gestão de pessoas, as pessoas são parte de um sistema que deve ser administrado. Na gestão estratégica de pessoas as pessoas participam e integram o planejamento estratégico, sendo parte do processo. A grande mudança foi a inserção das pessoas no planejamento estratégica da corporação.
• Pergunta 2
A Gestão Estratégica de Pessoas, tanto nas grandes, como nas pequenas e médias empresas, representa uma grande oportunidade que não vem sendo explorada pela maioria delas para ganhar mais, ser mais eficaz, criar reputação de marca e sustentabilidade do negócio. Gerenciar estrategicamente as pessoas é uma ciência que, se respeitada e processada adequadamente, certamente impactará – no curto prazo – o sucesso sustentável de qualquer empreendimento. Quanto à prática de alinhar a gestão de pessoas ao planejamento estratégico da organização, assinale a alternativa correta.
Resposta Correta: a.
A gestão estratégica de pessoas contribui para gerar vantagem competitiva, por promover o desenvolvimento de habilidades, aprimorar as relações sociais e gerar conhecimento.
Feedback da resposta: A crescente necessidade de planejamento e intervenções com foco estratégico visa à mudança do modelo de controle para o de comprometimento de pessoas com a organização. A gestão estratégica de pessoas está diretamente ligada à estratégia da empresa ou negócio. No modelo de gestão estratégica as pessoas participam e integram o planejamento estratégico, as pessoas são parte do processo. Ao se colocar pessoas e organizações lado a lado, se dá um processo contínuo e recíproco de troca de competências, capacitando a organização para enfrentar novos desafios, sendo os efeitos benéficos tanto para as pessoas como para a competitividade da organização.
• Pergunta 3
A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:
Assinale a alternativa correta:
Resposta Correta: e.
Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.
Feedback da resposta: A noção de Administração de RH reduz a área a um conjunto de procedimentos de adaptação do indivíduo ao estereótipo de desempenho estabelecido pela empresa.
O uso do termo Gestão de Pessoas busca ampliar essa definição para representar o que ocorre nas organizações por meio dos comportamentos expressos nas relações de trabalho. Indica um olhar renovado no aspecto das relações de trabalho e a busca de sua priorização.
Com a total transformação do papel do homem no mundo do trabalho que passa a exigir dele maiores conhecimentos, criatividade e inovação constante, o modelo de Gestão de Pessoas visa otimizar esse conhecimento existente para gerar crescimento e vantagem competitiva à organização.
As pessoas e seus conhecimentos passam a ser a principal base da nova organização. A abordagem da Gestão de Pessoas indica que o trabalhador deixou de ser um recurso organizacional para ser visto em toda a sua capacidade e riqueza.
• Pergunta 4
A Administração de Recursos Humanos, nos últimos anos, tem sido substituída pelo termo Gestão de Pessoas, que traz uma nova perspectiva, que pode ser sintetizada por um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.
PORQUE
Com as mudanças nos cenários nacional e internacional, a partir da década de 90, notadamente com a globalização da economia, as organizações, para tornarem-se mais competitivas, tiveram a necessidade de buscar novos paradigmas de gestão.
A
...