Ghg Protocol
Exames: Ghg Protocol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaymmes • 22/3/2014 • 464 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
GHG Protocol
O que é?
O GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE (gases efeito estufa) que foi originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, pelo World Resources Institute (WRI) e é hoje a metodologia mais usada mundialmente pelas empresas e governos para a realização de inventários de GEE. E também compatível com a norma ISSO 14.064 e com as metodologias de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
Dentre as características dessa ferramenta destacam-se o fato dela oferecer uma estrutura para contabilização de GEE, seu caráter modular e flexível, a neutralidade em termos de políticas ou programas e ainda o fato de ser baseada em um amplo processo de consulta pública.
Programa Brasileiro
Histórico
Durante o ano de 2007, o WRI e o GVces submeteram um projeto ao Governo Britânico, com o objetivo de instalar o Programa GHG Protocol no Brasil. A ideia era estabelecer uma cultura de inventários corporativos no país, por meio da transferência gratuita da metodologia e do know-how para o cálculo de emissões.
O lançamento oficial do Programa Brasileiro GHG Protocol aconteceu no dia 12 de maio de 2008, em Brasília. Nos dias 13 e 14 foi realizado um workshop com as 27 empresas pioneiras que aderiram ao programa – chamadas de membros fundadores. Essas empresas ajudaram a definir, por exemplo, o formato dos treinamentos, o plano de trabalho e adaptações de ferramentas á realidade brasileira.
Em agosto daquele ano, foi realizado um workshop em que as instituições participantes apresentaram o que já tinham produzido em termos de inventários de efeito estufa e receberam orientações de como complementar as informações para adequar o material ao GHG Corporate Standard. No primeiro semestre de 2009, houve o engajamento de novas empresas, tendo como objetivo a apresentação dos primeiros inventários brasileiros em 2010.
Em junho de 2010 aconteceu o Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, onde foram divulgados 35 novos inventários corporativos de GEE e lançado o primeiro Registro Público de Emissões no Brasil.
No ano de 2011, o número de inventários de GEE publicados e reconhecidos no Evento Anual do Programa subiu para 77. Ainda neste evento, foi lançada a área pública do Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa e a publicação das Especificações de Verificação.
A aplicação no Brasil acontece de modo adaptado ao contexto nacional. São diferenciais do programa Brasileiro GHG Protocol:
Contabilização, cálculo, elaboração e publicação de relatório de GEE em base voluntária;
Capacitação de empresas e organizações;
Plataforma online para divulgação pública dos inventários;
Espaço de intercâmbio de informações entre instituições públicas e privadas e modelos de gestão.
A seguir, o exemplo de quatro empresas que aderiram ao programa imediatamente, e estão dentre o grupo de fundadoras:
...