Ginastica
Pesquisas Acadêmicas: Ginastica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wdst • 5/11/2014 • 388 Palavras (2 Páginas) • 782 Visualizações
GINÁSTICA
HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS AO LONGO DOS TEMPOS
José César Farias/Jorge Bezerra/Patrícia Pessoa
Faz-se necessário antes de abordar diretamente o tema fazer algumas considerações a respeito da terminologia ginástica que desde sua origem teve o significado da “arte de exercitar o corpo nu” ou a “arte desnuda”. Ao longo dos tempos as atividades físicas sofrem várias influências desde o período pré-histórico, as ideologias dominantes da época, servindo sempre aos interesses políticos, econômicos e religiosos.
Várias foram às conotações dadas à ginástica, hoje sua terminologia está diretamente relacionada à sociedade de consumo, sofrendo um desgaste por estar perdendo seu caráter essencial. Sobre o assunto Dieckert (1982), apud Escobar e Taffarell (1986), identifica 28 (vinte e oito) tipos de ginásticas, considerando que o livro é da década de 80, o modismo acelerou ainda mais a rotulação de novos tipos de ginástica. O interesse mercantilista despreza a sua essência em nome de um modismo que leva a sociedade a ter idéias tidas como moderna e distorcidas.
A rigor o termo, ginástica só passa a ser usado a partir de 1800 com a vinda das escolas Alemã, Inglesa, Sueca e Francesa. Vários termos confundiram-se, que em alguns momentos e até hoje perduram e marcam os nossos dias como: ginástica, esporte e educação física, hoje com conceitos claros e bem definidos.
Nas questões históricas apesar das características tendenciarem a terminologia mais ampla, que poderíamos chamar de Educação Física, como fenômeno principal, autores como; Langlade (1970), Penna Marinho (s/d 4ed), Ramos (1982), dentre outros optaram ao se referirem aos exercícios físicos, atividades físicas, exercitações, esportes e jogos, mesmo quando se referia a atividade gímnica.
Baseado em estudos de Langlade e Langlade (1970), em seu livro Teoria General de la Gimnasia, apresentaremos um resumo das atividades físicas e exercitações, “Ginástica”, através dos tempos. Neste livro é assumida a terminologia de exercícios ginásticos e utiliza-se de uma viagem através dos tempos. Iniciando na pré-história e chegando próximo aos tempos contemporâneos. Foi também baseado este estudo em Ramos (1982) em seu livro Os Exercícios Físicos na História e na Arte, que fundamentarão a abordagem histórica evolutiva que será tratada em seguida. Não havendo qualquer restrição a outros autores, que procedem com outras abordagens, que não invalidam a perspectiva deste estudo. Como Penna Marinho, em seus livros, Sistema e Métodos da Educação Física e História da Educação Física no Brasil.
...