Ginastica Laboral
Casos: Ginastica Laboral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fatimavidal • 26/2/2014 • 995 Palavras (4 Páginas) • 494 Visualizações
Incêndio: como preveni-lo e combate-lo
Prevenir incêndios é tão importante quanto apaga-lo ou mesmo agir corretamente no momento em que ocorre, pois o pânico dos que tentam se salvar faz mais vitimas que o próprio acidente.
Uma das principais atitudes a ser tomada previamente é comunicar e treinar os funcionários para que qualquer acidente seja controlado. Uma das medidas a serem tomadas é fazer periodicamente treinamentos e simulações de incêndios para que assim não só os funcionários sejam treinados mas também os equipamentos para o combate de algo inesperado seja testado, para que quando ocorra um incidente não haja tumulto e nem distúrbios.
Essas informações podem ser passadas através de folhetos, cartilhas contendo informações sobre todas as formas de precauções necessárias como: os cuidados preventivos, a conscientização sobre o planejamento de como atuar na hora do abandono do local de trabalho, a indicação de medidas praticas sobre o combate.
Esse tipo de pratica contribui suficientemente para a prevenção um fator indispensável como a existência em perfeito estado de uso e conservação de equipamentos destinados a combater incêndios.
Existem algumas regras que conseguimos em alguns site de pesquisas que iremos citar abaixo.
Mantenha sempre à vista o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros - 193
Conserve sempre as caixas de incêndios em perfeita condições de uso e somente as utilize em caso de incêndio.
Os extintores devem estar fixados sempre em locais de fácil acesso, devidamente carregados e revisados (periodicamente).
Revisar periodicamente toda a instalação elétrica do prédio, procurando inclusive constatar também a existência de possíveis vazamentos de gases.
Evitar o vazamento de líquidos inflamáveis.
Evitar a falta de ventilação.
Não colocar trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres. Nem obstruí-las com materiais ou equipamentos.
Tomar cuidado com cera, utilizada nos pisos quando dissolvida. Não deixar estopas ou flanelas embebidas em óleos ou graxas em locais inadequados.
Alertar sobre o ato de fumar em locais proibidos (como elevadores) e sobre o cuidado de atirar fósforos e pontas de cigarros acessos em qualquer lugar.
Aconselhar os trabalhadores para que verifiquem antes de sair de seus locais de trabalho, ao término da jornada de trabalho, se desligaram todos os aparelhos elétricos, como estufas, ar condicionado, exaustores, dentre outros.
Em caso de incêndio, informar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível: a ocorrência, o acesso mais fácil para a chegada ao local e o número de pessoas acidentadas, inclusive nas proximidades.
Nunca utilizar os elevadores no momento do incêndio.
Evitar aglomerações para não dificultar a ação do socorro e manter a área junto aos hidrantes livre para manobras e estacionamento de viaturas.
No entanto por mais que ocorram medidas de prevenção, pode haver alguma falha e com isso surgir algum principio de incêndio. Por isso é necessário que saibamos combate-lo também.
Existem algumas maneiras para que isso ocorra como o Resfriamento, por exemplo, quando é retirado o calor do material incendiado, até que o mesmo fique em ponto de ignição, a agua é o elemento mais utilizado e mais fácil de ser obtido e sendo economicamente mais viável em determinadas situações.
Também existe o Abafamento que é quando se retira o oxigênio ou comburente, e o Isolamento que é quando se retira o combustível.Com isso, diminuem as possibilidades de propagação do fogo por meio da condução.
A empresa deve investir em sinalização para que os trabalhadores consigam sair de maneira organizada.
Iremos citar algumas sinalizações que toda a empresa deve possuir visando o bem-estar de todos.
Saída de Emergência
Saída de Emergência com Rampa para Deficiente
Mangueira de incêndio
Extintor
Citaremos também algumas instruções a serem seguidas:
...