Gisnática Laboral
Pesquisas Acadêmicas: Gisnática Laboral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aninhaguerra21 • 23/3/2015 • 2.734 Palavras (11 Páginas) • 188 Visualizações
Em 1970, a Federação Internacional de Ginástica publica o código de pontuação (conjunto de normas que regem uma competição ).
Em 1972 a Federação internacional de Ginástica passa a denomina o Esporte de Ginástica Rítmica Moderna.
Em 1975 discute-se novamente a possibilidade de mudança do nome para Ginástica Rítmica Desportiva, com a justificativa de que ela deveria ser encarada como uma modalidade esportiva
competição É esta a identificação que se mantém até os dias
e com a oficialização de regras internacionais para atuais.
Para Érica Saur ( 1973 ) enumerar as formas básicas de movimento ( molejar, impulsionar, andar, correr, saltar, saltitar ), constitui uma interpretação pessoal das escolas alemães de ginástica; porém diversos autores nos levaram a conclusão de que as formas básicas de movimento são todos os
bater, andar, balançar, rolar, correr, etc O impulsionar e
movimentos naturais da vida: lançar, aparar, quicar, saltitar, molejar como são considerados forças geradoras de movimento são citados em todos os autores.
g CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS No trabalho prático, o movimento é o meio que o professor utiliza para alcançar, entre outros, os objetivos de educar e formar o indivíduo em sua totalidade.
Particularmente na Ginástica Rítmica os movimentos são distribuídos em dois grandes grupos: MOVIMENTOS COM DESLOCAMENTOS E MOVIMENTOS SEM DESLOCAMENTOS.
- MOVIMENTOS COM DESLOCAMENTOS – ou EXERCÍCIOS DE LOCOMOÇÃO são exercícios que visam educar o movimento através do domínio do corpo no espaço do ritmo e da execução. A executante move-se de um lugar para outro andando, correndo saltando, etc.
Compreendem: g Andar – é a execução de um movimento com transferência do peso do corpo de um pé para o outro sem perda de contato com o solo.
g Correr – é a execução de um movimento anterior com perda momentânea do contato dos pés com o chão.
g Saltar – é um movimento em que a perda de contato com o solo é total, havendo pois uma permanência acentuada do corpo no espaço.
g Saltitar – é a execução do movimento anteriormente descrito, com ligeira perda de contato com o solo e uma curta permanência do corpo no espaço.
horizontal ou longitudinal Pode ser executado no
g Girar – é um movimento de rotação em todo eixo lugar ou com deslocamento.
torno dos eixos do corpo São também denominados de Educação
fortalecer o corpo, tornando-o mais flexível e elástico
- MOVIMENTO SEM DESLOCAMENTO – os movimentos são executados no mesmo lugar movimentando os membros e tronco em do corpo, representados por exercícios de abaixar, levantar, elevar, torcer, estender, flexionar, circundar, equilibrar e ( Ilona Peuker 1973 ).
g Flexionar – os flexionamentos têm como finalidade dar ao corpo maior flexibilidade e agilidade possibilitando harmonia e graça aos movimentos.
g Estender – os movimentos de extensão visam estabelecer, recondicionar, fortificar e tornar o corpo mais elástico e hábil educando e melhorando a postura durante o movimento e em posição estática.
g Circundar – os movimentos de circundução visam fortificar e dar maior mobilidade às articulações, a fim de que seja alcançada uma confirmação fluente entre os movimentos de flexão e extensão.
g Equilibrar – É um estado estático do corpo entre dois movimentos equilíbrio estático, ou a transferência.
Para Lucy Godoy ( 1985 ), o trabalho específico da
Ginástica Rítmica Desportiva é iniciado com a aprendizagem das técnicas básicas do movimento executado a Mãos Livres.
Essas técnicas compreendem várias formas de: 1 – Andar 2 – Correr 3 – Saltar 4 – Saltitar
5 – Girar 6 – Equilibrar 7 – Balancear e circunduzir 8 – Ondular e flexionar
1 – Formas de andar:
g Andar natural g Andar molejado g Andar ponteado g Andar balanceado g Andar deslizado g Andar esticado
1.1 – Passos: g Passo de valsa g Passo cruzado g Passo trocado g Passo mazurca
2 – Formas de correr: g Corrida natural g Corrida molejada g Corrida com perna felxionada g Corrida alongada
3 – Formas de saltitar: g Saltito unido g Saltito com afastamento das pernas g Primeiro Saltito g Segundo Saltito ou Galope g Terceiro Saltito ou polca: lateral ou frontal g Saltito básico
4 – Formas de saltar: 1 - Impulsão com um pé e queda no mesmo pé
2 - Impulsão com um pé queda, no pé contrário 3 - Impulsão com dois pés e queda em um pé 4 - Impulsão com dois pés e queda nos dois pés
Tipos de Saltos 1 - Salto tesoura 2 - Salto grupado 3 - Salto carpado 4 - Salto em arco 5 - Salto aberto 6 - Salto spacat 7 - Salto chutado 8 - Salto cadete 9 - Salto com reversão 10 - Salto batido 1 - Salto “gretch”
5 – Formas de Girar:
Os giros poderão ser executados: g Em apoio sobre um pé, também conhecido como “pivo” g Em apoio sobre dois pés g Com apoio de partes do corpo no solo g Com o corpo no ar ( no salto cadete, no salto com reversão )
Poderão ser executados nas posições: g de pé, estando as pernas entendidas ou flexionadas g de cócoras g ajoelhada g sentada
Poderão iniciar com: g um passo g uma semi flexão das pernas g um passo que termine na ponta do pé
Poderão ser executados os seguintes tipos de giros: g meio giro, igual a 180º g giro completo igual a 360º g giro e meio igual a 540º g giro duplo igual a 720º 6 – Formas de equilibrar:
Existem três tipos de equilíbrio: g Equilíbrio dinâmico g Equilíbrio estático g Equilíbrio recuperado
As
...