Globalização
Tese: Globalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naradourado • 5/12/2013 • Tese • 229 Palavras (1 Páginas) • 188 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA OBJETIVO – IEPO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
AMBIENTE ECONÔMICO GLOBAL
PALMAS – TO
2013/01
SUMÁRIO
1. DÉCADA DE 1970 2
2. ECONOMIA 2
3. O PETRÓLEO 3
4. A CRISE MUNDIAL DOS ANOS 70 3
1. GLOBALIZAÇÃO
A Globalização é um fenômeno mundial associado a uma revolução nos métodos de produção que resultou numa mudança significativa nas vantagens comparativas das nações.
Com a globalização, as fases de produção de uma determinada mercadoria podem ser realizadas em qualquer país e não mais em um mesmo país, pois busca-se aquele que oferecer maiores vantagens econômicas.
Isto tem levado a uma acirrada competição entre países -em particular aqueles em desenvolvimento -por investimentos externos. Em contraste com as décadas passadas, quando julgava-se necessário introduzir controles e restrições para disciplinar, em seus mercados, as atividades das multinacionais, agora, os países em desenvolvimento têm reformulado suas políticas comerciais e econômicas para oferecer um ambiente doméstico atraente para os investimentos externos, os quais se fazem necessários para complementar as suas taxas internas de poupança, geralmente insuficientes.
Os fluxos de mercadorias e capitais, os mercados financeiros globais, as estratégias mundiais das grandes corporações, tudo isso, potencializado pela revolução da informática esculpem a “aldeia global”.
Mas, ao contrário do que sugerem as aparências, cada um dos progressos na direção da integração dos mercados é fruto de uma decisão política dos Estados.
Foi assim com a desregulamentação dos mercados financeiros, sob o influxo das políticas liberais de Ronald Reagan, nos EUA (1980-88) e Margareth Thatcher na Grã-Bretanha (1979-90).
...