Globalização
Tese: Globalização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Roma84 • 24/8/2014 • Tese • 880 Palavras (4 Páginas) • 187 Visualizações
1ª Questão:
A globalização trouxe muitas transformações na sociedade brasileira. Comente esta realidade em relação à participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro.
Significativas transformações, em que a tecnologia e a economia globalizadas acentuam reestruturações produtivas, com a diminuição sensível do número de postos de trabalho em alguns setores da economia. Com essas transformações surgiram novas formas de ocupações e de contratos de trabalho, que requereram mudanças estruturais e institucionais.
Verificou-se uma significativa heterogeneização do trabalho, expressão usada devido à crescente incorporação do trabalho feminino no mundo operário, na qual se vivencia uma subproletarização intensificada, presente na expansão do trabalho parcial, temporário, precário, subcontratado, terceirizado, que marca a sociedade dual no capitalismo avançado.
Essas características do trabalho nos setores em que vigoram os novos conceitos de produção, com uso da tecnologia da informação e mudanças organizacionais, tornam questionáveis noções como qualificação para o posto de trabalho ou qualificação do emprego. Já não mais se pode pensar o trabalho a partir da perspectiva de um determinado posto, mas de famílias de ocupações que exigem competências semelhantes aos trabalhadores.
Essas novas famílias de ocupações caracterizavam-se predominantes pelas mulheres viúvas e brancas, muito embora houvesse um contingente nada desprezível de solteiras e desquitadas ou divorciadas.
Essa situação não foi apenas um subproduto da modernidade, que estimulou a inserção da mulher no mercado de trabalho. Ela traduz, também, abertura e mobilidade social. No caso brasileiro, o fenômeno – chefia feminina de domicílios – está presente na sociedade desde o período colonial, de Norte a Sul do país, como mostram os estudos históricos mais recentes. As causas apontadas em relação ao fenômeno contemporâneo não se relacionam apenas ao crescimento da inserção das mulheres no mercado de trabalho, mas também às mudanças de comportamento de homens e mulheres (adesão a novos modelos de família, gravidez precoce, dissolução dos casamentos).
2ª Questão:
As sociedades industriais trouxeram um novo conceito de organização do trabalho. Comente como esta realidade ditou a rotina dos trabalhadores sob a perspectiva de Frederick Taylor, ou seja, da Administração Cientifica.
Taylor entendia que o sucesso do indivíduo estava inevitavelmente associado ao sucesso da organização e que existe uma maneira melhor para realizar cada tarefa, uma ferramenta melhor para executá-la e um tempo ideal para cumpri-la. Desta forma, a administração tinha de ser tratada como ciência, pois buscava um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. Assim, Taylor acreditava que, oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade. Acreditava, ainda, que todo e qualquer trabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre ao seu máximo desenvolvimento
3ª Questão:
A Sociologia é um ramo da ciência recente, surgindo em meados do século XIX, em um momento em que a sociedade ocidental passava por profundas transformações. Comente sobre os fatores que levaram a sociologia surgir como ciência.
Como ciência dos fenômenos sociais, a Sociologia busca entender e explicar, por meio de métodos diversos, não só o que passou a unir os grupos sociais, mas também a desenvolver soluções para os novos fenômenos produzidos pelo surgimento do capitalismo moderno, bem como as razões que levam os grupos sociais a tomar atitudes muitas vezes consideradas
...