Globalização E A Desigualdade
Trabalho Escolar: Globalização E A Desigualdade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anafrancel • 2/10/2013 • 364 Palavras (2 Páginas) • 684 Visualizações
O termo “globalização” teve início no final de 1980 dando um novo significado a uma nova ordem mundial única, e que deve ser seguida por todos que participam dessa nova ordem (vídeo aula Unip).
Esta nova ordem com o nome neoliberalismo tem como caracterização: abertura de mercado, redução de papel do Estado e a entrada de capital estrangeiro. Ou seja, é uma forma de integração da economia mundial, num aprofundamento das relações comerciais e internacionais.
Esta adesão ao neoliberalismo só beneficia as grandes potências econômicas e empresas multinacionais. Pois, apesar do crescimento a pobreza aumentou significativamente, como citado no texto de Gilson Schwartz: novo relatório do Banco Mundial sobre a pobreza no mundo: 1,2 bilhões de pessoas vivem com menos de um dólar por dia.
No livro “O mundo globalizado: economia, sociedade política”, Barbosa, aborda também fatos relevantes sobre o processo de globalização e a pobreza:
”Em todos os países, o processo de abertura de mercado de incentivo ao investimento financeiro e de redução do papel do Estado – possuam ritmos e resultados distintos, dependendo dos países – tem levado ao aumento da desigualdade, ampliando a distância entre ricos e pobres e gerando um contingente de trabalhadores desempregados excluídos dos serviços sociais”.
Em outro tópico destaca que “a distribuição da população mais pobre, entre outras, Índia, Bangladesh e América Latina, com processo de globalização a situação foi agravada e no México, mesmo apresentando altas taxas de crescimento, não consegui reduzir os seus níveis de pobreza e desigualdade”.
Portanto o mundo foi dividido em dois blocos, de um lado os países desenvolvidos a classe favorecida – mesmo que a pobreza também tenha sido ampliada, e do outro os países subdesenvolvidos, a classe aonde o crescimento econômico não chegou. Com isso, a qualidade de vida, fome, saúde, educação precária deixa a desejar e é vista nitidamente. .
Contudo, a abertura não reduziu a pobreza, diminui a distância, mas a desigualdade aumentou. Dessa forma, a humanidade terá que buscar soluções urgentes para combatê-la, antes que a frase de Ethan Kapstein se concretize “O mundo pode estar caminhando inexoravelmente para um daqueles momentos trágicos que levam os historiadores a perguntar: por que ninguém fez alguma coisa antes que fosse tarde?"
...