Gnomos
Artigo: Gnomos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viniiiii • 2/4/2014 • Artigo • 292 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Um gnomo é uma criatura mitológica, incluída entre os seres elementais da terra. São costumeiramente representados como pequenos humanoides que vivem sob a terra, em minas ou em ocos de troncos de árvores, onde guardam seus tesouros.
O mais antigo texto que se conhece mencionando este ser é o Liber de Nymphis, sylphis, pygmaeis et salamandris et de caeteris spiritibus, escrito pelo alquimista Paracelso no século XVI.2 Na sua classificação dos espíritos elementais, Paracelso divide-os em quatro tipos: as salamandras (do fogo), as ondinas (da água), os silfos (do ar) e os gnomos (da terra).
O nome, segundo alguns autores, pode vir do latim medieval gnomos, originado do grego clássico gnosis ("conhecer"). Outra teoria é de que venha do grego genomas ("terrestre").
Em 1583, a palavra gnome passou a figurar nos dicionários franceses, com o significado de "pequenos gênios deformados que habitam a Terra".
Na série de livros de Oz de L. Frank Baum , os Momes, especialmente o seu rei, são os principais adversários do povo de Oz. Ruth Plumly Thompson, que continuou a série após a morte de Baum, rebatizou os Momes como Gnomos.
Tolkien, nas versões mais antigas dos seus mitos, chamou um dos três povos nos quais os elfos de dividiram de Gnomos, com base na raiz grega gnome, significando pensamento, inteligência. Ele abandonou este nome, porque a palavra gnomo estava associada aos pigmeus.
Na série de livros As Crônicas de Nárnia, de C.S.Lewis, eles são conhecidos como terráqueos que vivem no subterrâneo no Reino de Bismo.
Na série de livros Harry Potter, de J. K. Rowling, os gnomos são pragas domésticas. Eles são pequenas criaturas com cabeças que parecem batatas em pequenos corpos grossos. Gnomos são considerados inofensivos, mas travesso. E são "degnomizados" o nome que se dá ao lançá-los para um terreno vizinhos.
...