Governança De Tecnologia Da Informação
Pesquisas Acadêmicas: Governança De Tecnologia Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maurociary • 10/11/2014 • 755 Palavras (4 Páginas) • 409 Visualizações
1. Em suas palavras, o que você entende por Governança de TI? Quais os objetivos da Governança de TI?
1) Governança de TI é um braço da Governança Corporativa, ou seja, uma parte fundamental da estratégia das organizações, levando a TI como um dos principais ativos dentro de uma organização.
Através da- governança de TI que o setor de Tecnologia da Informação se aproxima a Administração da empresa entrando como suporte para tomada de decisão. Boas pratica foram desenvolvidas para isso acontecer para que a TI possa participar de forma ativa na vida administrativa da Empresa.
Para alcançar os objetivos a TI tem que saber quais são as diretrizes da empresa, saber quais estratégias e objetivos futuros quer alcançar, isso para poder propor a melhor solução em termo de sistema, se estruturar com infraestrutura adequada e fornecer as ferramentas para suportar as mudanças da empresa.
Outro importante objetivo é de planejamento, tendo em vista as prioridades e os recursos, investir de forma inteligente sem omitir as ações diárias.
2. Descreva o que você entende sobre a Lei SOX. Que controles de TI podem ser avaliados por esta Lei? (não copiar o conceito da apostila)
1 - A lei Sarbanes-Oxley faz parte da Governança Corporativa, foi motivada por escândalos financeiros de algumas empresas publicas dos EUA, ela tem como objetivo principal a restauração da confiança dos investidores. Por isso prevê toda uma serie de controle para que os dados sensíveis da empresa e os relatórios contábeis e financeiros sejam confiáveis e exigindo também que o responsável financeiro e o chefe executivo se responsabilizem para todos os relatórios financeiros emitidos, a TI em consequência teve que suportar estas novas necessidades.
2 – Para diminuir riscos de non confiabilidade dos relatórios financeiros foram implementados controle de aplicações criticas ligada, por exemplo, a transações financeiras e de forma geral tudo o que envolve segurança.
Chama-se de controle gerais aquele que a TI desenvolve sobre programas ou parte de programas, isso precisa de conhecimento de como eles funcionam, de qual forma eles manipulam os dados, desta forma a correção, mas, sobretudo a individuação de erros é mais precisa.
Temos também controle das operações que a TI desenvolve sobre os processos, garantindo confiabilidade nos relatórios financeiros, a veracidade dos dados de saída e a proteção de equipamentos e arquivos.
3. Explique, de forma sucinta, o que são as cinco decisões-chave da Governança de TI.
A Governança de TI tem que responder as três questões sobre:
Quais decisões para garantir a gestão e o uso eficaz de TI, quem deve tomar as decisões e de qual forma serão efetivadas e monitoradas.
Para responder as essas questões a Governança de TI usa as cinco decisões-chave todas elas são inter-relacionadas e envolvem os princípios, arquitetura e estratégias de infraestrutura de TI.
Basicamente a base é o principio que foca nos objetivos da empresa e define as diretrizes para outras decisões. São nessas diretrizes que as outras decisões funcionam, por isso que precisam ser bem claras e intendidas.
...