TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governo da China

Tese: Governo da China. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Tese  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 7

Os chineses acreditam que haverá uma redução da inflação nos próximos meses devido à falta de crescimento industrial, principalmente devido à escassez de commodities, como o petróleo. - Não há escassez de petróleo e sim o preço é que está em queda.

O governo chinês pensa em tomar medidas mais brandas para o controle da inflação, pois não está havendo crescimento econômico. - Pequim não pretende afrouxar a política monetária. O governo chinês tomou várias medidas fiscais, como a elevação dos juros para conter a inflação. - A elevação dos juros é uma medida da política monetária

,ATIVIDADE 2 – ECONOMIA – CONCLUIDA

Pergunta 1

Ao iniciar os estudos em economia você teve contato com o seguinte conceito:

Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem(escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. (VASCONCELLOS & GARCIA, 2004, p.2).O ato de tomar decisões/escolher sobre um caminho a seguir é uma atitude que todo economista está habituado a desempenhar. É importante observar que ao analisar o comportamento dos indivíduos ora pelo lado da demanda ora pelo lado da oferta o que se busca encontrar é como esses indivíduos realizam suas escolhas seja para adquirir um bem (produto/serviço) seja para produzi-lo. Os interesses divergentes entre produtores e compradores tendem a provocar desequilíbrios no mercado. O ponto que busca satisfazer os interesses desses agentes econômicos é chamado ponto de equilíbrio de mercado. Identifique abaixo a alternativa que apresenta o conceito formal de equilíbrio de mercado em economia.

Resposta Correta: c. O ponto de equilíbrio é dado pela intersecção das curvas de demanda e de oferta. Este ponto é único, a quantidade que os compradores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender, não há excesso de demanda ou de oferta.

Feedback da resposta: CORRETA: O ponto de equilíbrio é dado pela intersecção das curvas de demanda e de oferta. Este ponto é único, a quantidade que os compradores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender, não há excesso de demanda ou de oferta.

As alternativas, exceto a que está correta, apresentam conceitos existentes no estudo econômico, entretanto, há divergência entre o nome do conceito e a sua explicação formal.

A alternativa -Ponto de Equilíbrio de Mercado significa estar disposto a comprar, ao passo que comprar é efetuar realmente a aquisição. O Ponto de Equilíbrio de Mercado reflete uma intenção, um desejo, enquanto a compra constitui uma ação. - apresenta o conceito formal de demanda.

A alternativa - Ponto de Equilíbrio de Mercado é ter a intenção ou estar disposto a vender, enquanto que vender é fazê-lo de fato. O Ponto de Equilíbrio de Mercado mostra as intenções de venda dos produtores. - apresenta o conceito formal de oferta.

A alternativa - O Ponto de Equilíbrio de Mercado, também, é chamado de Teoria dos Preços porque são os preços que coordenam as decisões dos agentes econômicos no mercado. - apresenta a definição de microeconomia.

A alternativa - Originalmente, Ponto de Equilíbrio de Mercado significava um local onde os bens e serviços são comercializados. Atualmente, podemos conceituar Ponto de Equilíbrio de Mercado como a interação entre compradores e vendedores de um produto ou serviço. - apresenta o conceito formal de mercado.

Pergunta 2

A questão da escassez de recursos produtivos para atender todas as necessidades humanas é amplamente discutida no estudo das necessidades humanas que tendem ao infinito enquanto que os recursos produtivos tendem ao finito. Esta discussão sobre a escassez, também, interfere nos mecanismos de mercado uma vez que os produtores precisam de insumos de produção para produzir os bens ou serviços que estão interessados em vender. A dificuldade por encontrar esses insumos pode provocar dificuldades na produção de um determinado bem ou serviço o que, consequentemente, implicará em dificuldade de satisfazer uma determinada necessidade. Essa explicação conceitual, ampliada, sobre a escassez interferindo nos interesses da oferta e nos interesses da demanda demonstram que escassez é um problema que permeia toda a economia. Diante desse contexto assinale a alternativa que apresenta uma situação de escassez pelo lado da oferta.

Resposta Correta: d. A escassez da oferta ocorre quando a redução de preços provoca um desestímulo aos produtores em produzir bens e serviços que satisfaçam as necessidades dos seus respectivos demandantes. Isto é, haverá uma demanda maior que a oferta.

Feedback da resposta: As demais alternativas apresentam situações que divergem do aspecto básico da escassez de oferta que é: A redução de preços na economia provoca aumento da demanda e redução da oferta em virtude das Leis: Lei Geral da Oferta e Lei Geral da Demanda.

Pergunta 3

Os bens substitutos são aqueles que influenciam a sua decisão de consumo por um produto quando o outro apresenta condições pouco atrativas, ou seja, ao elevar o preço da Coca cola em relação ao preço da Pepsi cola, se você não for influenciado por preferências/hábitos de consumo, você racionalmente será induzido a aumentar a quantidade demandada de Pepsi cola. Em contrapartida, os produtos ou serviços complementares são produto ou serviços que complementam a utilização de outro produto ou serviço, isto é, ao tomar a decisão de adquirir uma impressora HP eu terei que adquirir o cartucho condizente com essa máquina/modelo, mesmo se o cartucho das impressoras Epson forem mais acessíveis não resolverá o meu problema em virtude da incompatibilidade (não se complementam) entre os produtos. Diante destas explicações sobre o conceito de bens substitutos e bens complementares suponha três bens normais (X, Y e Z). Os bens X e Y são substitutos e os bens Y e Z são complementares. Considerando tudo mais constante, um aumento no preço de X provocará:

Resposta Correta: c. Redução na quantidade demandada de X e aumento na demanda de Z.

Feedback da resposta: Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com