Gravadora X Moradores
Dissertações: Gravadora X Moradores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: krisys • 4/11/2014 • 1.872 Palavras (8 Páginas) • 241 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. MAPEAMENTO DOS PERFIS 3
3. HABILIDADE ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES 3
4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO 4
5. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 4
6. PRÉVIA DAS NEGOCIAÇÕES 5
7. PROPOSTA FINAL 5
8. CONCLUSÃO 5
1. INTRODUÇÃO
O desafio profissional a seguir tem como objetivo, planejar e apresentar uma proposta de negociação sistêmica, levando em consideração tanto o comportamento da organização perante as possíveis situações de dificuldades e conflitos encontrados no ambiente interno e externo, quanto o comportamento dos moradores do bairro frente às mudanças que estarão sendo propostas. Com base nos estudos de nomes como Carl Jung e Martinelli, devemos estabelecer uma relação ganha-ganha entre as duas partes.
2. MAPEAMENTO DOS PERFIS
2.1 Perfil do negociador – A gravadora
Jorge Andrade, Estrategista de Negócios formado, possui experiência em negócios no meio de conflitos, tem como objetivo, como o consentimento da associação dos moradores, obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Alega que o progresso é inevitável e esta disposto a contribuir com melhorias no bairro, havendo assim ganho para ambas as partes.
2.2 Perfil dos oponentes – A associação dos moradores
A associação de moradores do bairro tem como representante o Sr. Carlos Henrique, formado em administração, tem como objetivo impedir a construção da gravadora, alegando perturbação da ordem pública, acreditando que a construção trará barulho, insegurança e ira complicar o trânsito, alega também que o bairro, na sua maioria, preza por tranquilidade, pois a maioria dos moradores são pessoas da 3ª idade, conservadores e questionadores. Também tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos de tal empreendimento.
3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
3.1 Gravadora
O estilo da gravadora e de seu porta voz pode ser considerado amigável, pois busca a confiança da outra parte, oferecendo meios de iguais ganhos tanto para o bairro quanto para sua parte, busca mostrar aos moradores os benefícios recorrentes a instalação da gravadora em seu bairro, fazendo um negócio “limpo” não escondendo os fatos.
Características: Procura-se estabelecer uma relação com a outra parte, com base na amizade e simpatia, sem conflitos maiores.
Táticas: Ser cooperativo, buscando ganho para ambos os lados.
3.2 Associação dos moradores
Já o Sr. Carlos Henrique, como líder da associação de moradores, adota um estilo mais restritivo e confrontador, pois acredita que a construção da gravadora só trará problemas para sua comunidade, e age de acordo com suas próprias crenças e interesses, ou seja, dizendo um absoluto “não”.
Características: Os negociadores buscam a equidade, contestam as questões e trabalham mutualmente para chegar a um acordo.
Táticas: Dominar e contestar as questões da negociação.
4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO
4.1 Principais pontos a serem negociados - Gravadora
Liberação da obra pelo órgão responsável e o consentimento dos moradores da região.
4.2 Análise da situação
A gravadora insiste em construir seu empreendimento nesse bairro, por pesquisa feita pela própria mostrar muitos beneficios naquela região, mesmo com a desaprovação dos moradores, a empresa busca uma solução com ganho para ambos os lados.
4.3 Principais pontos a serem negociados - Associação dos moradores
Impedir a construção da gravadora em seu bairro.
4.4 Analise da situação
Os moradores se recusam a aceitar os meios oferecidos pela gravadora, alegam que a construção só causara problemas ao bairro, alegando perturbação da ordem pública e que a maioria dos moradores são da 3ª idade e conservadores.
4.5 Planejamento
O objetivo da gravadora e a instalação as sede da empresa em uma cidade do interior de são Paulo, a estratégia utilizada para conquistar a aprovação dos moradores é levar alguns para uma visita a matriz da gravadora, para que os mesmos possam confirmar que o som não se propaga graças à tecnologia da empresa. A gravadora utilizara os seguintes argumentos:
Barulho – a gravadora é revestida com materiais que isolam o som do ambiente;
Estrutura do bairro com relação ao transito – investimento em melhores estruturas para as ruas, como sinalização, etc.;
Segurança – pensaremos juntos
...