Grupos de contas
Seminário: Grupos de contas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: favaron • 27/11/2013 • Seminário • 939 Palavras (4 Páginas) • 387 Visualizações
Passo 1
O Balanço patrimonial é a principal demonstração contábil, que reflete a posição financeira de um determinado momento. O balanço patrimonial é destinado a evidenciar o patrimônio de uma empresa tanto quantitativo e qualitativo e o balanço tem que se apresentar em duas colunas o lado direito com o passivo e o patrimônio liquido, ou seja, as obrigações e do lado esquerdo o ativo que é os bens e os direitos.
Grupos de conta
No Ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
Ativo circulante: é composto de valores classificados dentro de contas e seu grau de liquidez decrescente de forma que o balanço possa reconhecer as disponibilidades imediatas.
Ativo não circulante:ativo realizável a longo prazo: classifica-se os bens e direitos realizáveis depois do termino do exercício social, ou seja serão convertidas em dinheiro após 360 dias da realização do balanço. Direitos (valores a receber) e obrigações (valores a pagar) com o vencimento a data posterior ao ultimo dia do exercício social.
No passivo, as contas serão classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade, nos seguintes grupos:
Passivo circulante:é conhecido como exigível a curto- prazo, toda a obrigação da empresa com terceiros dentro do exercício social. No momento de seu vencimento será exigido o efetivo pagamento, neste grupo são as obrigações com terceiros.
Passivo não circulante:neste grupo são as obrigações com terceiros que deverão ser liquidas com prazo superior a 360 dias. Como financiamento bancário.
Passo2
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais.
A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais. Sua finalidade básica, portanto, é descrever a formação do resultado gerado no exercício, mediante especificação das receitas, custos e despesas por natureza dos elementos componentes, até o resultado líquido final – lucro ou prejuízo.
A DRE, como uma demonstração contábil obrigatória a todos os tipos societários, apresenta-se como de extrema utilidade aos acionistas, aos quotistas, aos bancos financiadores, aos investidores de ações e debêntures, aos trabalhadores, ao governo, à justiça, aos analistas contábeis e, também, aos administradores das empresas, que podem medir, através dela, sua eficiência e, quando necessário, alterarem a política dos negócios da empresa.
Com uma DRE bem elaborada, voltada aos usuários segundo seus interesses e que retrate a real situação da empresa será possível uma administração totalmente voltada para a eficiência e a competência e, por outro lado, maleável aos interesses dos usuários de maneira geral e isenta das interferências legais.
Passo 3
O fluxo de caixa é um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa. Gerencialmente, é indispensável em todo o processo de tomada de decisões financeiras.
Fluxos de caixa: Método direto/ método indireto
Método direto Método indireto
As empresas relatam os fluxos de caixa das atividades operacionais diretamente, mostrando as principais classes de recebimentos
...