Guernica
Trabalho Escolar: Guernica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vickgata • 13/11/2014 • 604 Palavras (3 Páginas) • 1.562 Visualizações
A) Quem foi Pablo Picasso ?
Pablo Picasso (1881-1973) nasceu em Málaga, na Espanha, e tornou-se um dos mais importantes pintores do século XX. Teve contato com diferentes tendências da pintura moderna, mas destacou-se principalmente como um dos fundadores do Cubismo, corrente artística que, opondo-se à linearidade da pintura renascentista, propunha decompor os objetos em diferentes planos geométricos.
B) Motivações que levaram Picasso a pintar a obra.
O quadro foi pintado para retratar o bombardeio realizado por Hitler , durante a guerra civil espanhola, em 1937. Ou seja, enquanto civis saíam na rua para ir à feira ou fazer atividades cotidianas, eles foram surpreendidos com uma bomba. A obra é chamativa e traduz toda a angústia de Picasso ao ver seu povo bombardeado por um ditador sanguinário.
A obra foi para Picasso uma forma de protesto contra a guerra civil espanhola e a ditadura franquista. O desejo do artista era despertar nas pessoas que apreciariam a pintura o repudio à guerra. A obra permaneceu muito tempo em Paris, Picasso pediu que o quadro só retornasse à Espanha quando o país novamente fosse uma democracia. Hoje Guernica encontra-se no Museu do Prado, em Madri.
C) Qual estilo usado por Picasso na composição de sua obra ?
O pintor foi um dos precursores do Cubismo, pintou a obra Guernica trinta anos após sua primeira obra Cubista, Les demoiselles d’Avingnon. Guernica é considerada uma pintura cubista, é possível notar na obra as características do cubismo ao apresentar as figuras de forma desarmoniosa, subjetivas.
A obra de arte para um artista moderno como Picasso cumpre sempre uma função social. Ao observarmos a tela nos deparamos com figuras que expressam aflição, dor, insegurança, sofrimento, como a mulher com a criança no colo e o cavalo. As cores usadas pelo pintor em tons cinza e nas cores preta e branca nos remetem à morte, ao horror, ao desumano, à guerra e à destruição.
D) Símbolos sociais e políticos.
TOURO : Fortaleza, verticalidade, orgulho, símbolo mítico do homem touro= minotauro. Aliás, símbolo do próprio artista. O touro é símbolo totem do telúrio, da península ibérica. Metáfora do instinto animal, da energia e da vida. Em termos junguianos representa o inconsciente, irracional a libido. Diversos autores vêm neste touro uma imagem simbólica e metafórica do povo espanhol.
MÃE E FILHO : Uma mãe desesperada, pedindo ajuda com filho, quase morto em seus braços. Em um símbolo de estabilidade, e o menino suplica.
LUZ : Aparece aqui como símbolo do olho de Deus, como luz irradiante que observa a cena como testemunha muda. Pode-se dizer que simboliza a verdade da história. Metáfora do sol, do divino, da verdade.
FLOR : O braço de um guerreiro morto situa-se no centro inferior da obra. A mão continua a segurar uma espada estilhaçada, e uma flor fantasmagórica cresce perto da sua mão. Essa flor é o único símbolo de esperança da pintura.
CAVALO : Metáfora do instinto animal, do telúrico, da vida, do tempo. Em termos junguianos aparece como um componente animal do homem, o inconsciente, a libido, do fogo/luz. Autores identificam
...