HERMENÊUTICA
Exames: HERMENÊUTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sja123 • 15/10/2014 • 1.897 Palavras (8 Páginas) • 591 Visualizações
TRABALHO
DE HERMENÊUTICA
ALUNO: SIMÃO JOSÉ DE ABREU
FATADEB, BRASÍLIA 16 DE AGOSTO DE 2014
SUMÁRIO
04---------------------------------------------------------------------------- INTRODUÇÃO SOBRE HERMENÊUTICA DAS ESCRITURAS SAGRADAS.
05------------------------------------------------SENTIDO NOS TEXTOS LITERÁRIOS, DISCORRENDO SOBRE O PRINCIPAL GÊNERO USADO NA BÍBLIA(NARRATIVA).
06---------------------------------------------RECURSOS LITERÁRIOS E SEUS NÍVEIS ESTRUTURAIS.
09------------------------------------------------------------------------------CONCLUSÃO
09--------------------------------------------------------------------------- BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
A hermenêutica é o ramo do conhecimento filosófico em que os problemas teóricos da interpretação são confrontados. Hermenêutica, pode-se dizer, é a “arte da leitura”, da interpretação, isto é, a arte de decifrar o sentido dos textos. Paul Ricoeur estendeu a noção de texto para todas as objetificações da existência humana. Uma vida humana é, para ele, análoga a um texto, pois assim como um texto, uma vida expressa um sentido que pode, em princípio, ser explicitado por meio da interpretação. O problema da leitura e compreensão de um “texto” se torna uma nova metáfora para todos os tipos de compreensão, incluindo a compreensão dos fenômenos sociais e culturais. Breve genealogia do pensamento hermenêutico.
A hermenêutica, enquanto ciência geral da interpretação, teve sua origem na filologia grega e na exegese bíblica. Percebendo os textos como totalidades coerentes ou orgânicas, em vez de simples coleções de partes separadas, os gregos esperavam que estes fossem consistentes na gramática, no estilo e nas ideias. Em conformidade com este pensamento, codificavam regras gramaticais e de estilo para verificar e emendar passagens textuais. Estendendo a lógica da parte e do todo para o conjunto da produção de escritores ou estudantes, os gregos eram também capazes de atribuir autoria a trabalhos de origem incerta ou desconhecida.
HERMENÊUTICA DAS ESCRITURAS SAGRADAS
Sentido nos textos literários – Narrativa
A teologia narrativa tem como intenção e propósito dialogar com as narrativas das comunidades concretas, perceber aí as articulações da fé, as visões de Deus, os sentimentos e preceitos éticos daí originados. Não é, portanto, de forma central e como propósito primeiro, a tentativa de apresentar uma simples alternativa à linguagem teológica tradicional, mas de buscar nos sujeitos, a fonte da teologia.
“As narrativas funcionam como sustentação da identidade moral particular de uma comunidade religiosa (ou secular) através do recontar suas histórias e pensamentos tradicionais, como estes são apresentados nas Escrituras ou em outras fontes.
Narrativas formam e sustentam o ethos da comunidade. Através de nossa participação na comunidade, as narrativas fornecem a forma à nossa moral, a qual, por sua vez, afetará o caminho no qual interpretamos ou construímos o mundo e os acontecimentos e determinará aquela que consideramos a ação apropriada como membros de uma comunidade.”
As narrativas seriam, portanto, fundamentais para uma compreensão mais equilibrada das posturas éticas específicas das comunidades, muitas vezes contrapostas a atitudes éticas consideradas mais corretas por boa parcela da sociedade. As narrativas funcionariam, desta forma, como expressão maior das opções feitas no campo ético e da forma como este se relaciona com os valores que se tornam hegemônicos/norteadores na sociedade. De qualquer forma, as narrativas assumem o centro da elaboração do comportamento dos sujeitos e de suas comunidades.
MacIntire detalha, por exemplo, os diversos usos da narrativa neste contexto:
a) a ação humana encontra nas narrativas a sua base de inteligibilidade,
b) as pessoas situam suas vidas e argumentos nas estórias/histórias que contam ou ouvem,
c) as comunidades e tradições recebem sua continuidade através das narrativas.
Com isto, o autor procura mostrar que a ação humana só pode ser devidamente entendida dentro de um parâmetro de inteligibilidade. A construção da inteligibilidade se dá, antes de tudo, nas narrativas, visto que nelas tanto os aspectos autobiográficos quanto os aspectos tradicionais operam de forma convergente/aglutinadora.
Para alguns autores desta tendência de interpretar o sentido e o alcance das narrativas, há a necessidade de que o papel da narrativa na constituição da moral da comunidade deva ser aprofundado teologicamente com princípios éticos universais. De qualquer forma, porém, é no ato de narrar e reproduzir estórias que encontramos uma base de sustentabilidade de nosso discurso e do sentido que damos ao nosso mundo.
RECURSOS LITERÁRIOS E SEUS NÍVEIS ESTRUTURAIS.
A identificação do gênero literário encontrados nos livros da Bíblia, com suas formas próprias, linguajar e estilo literário é de fundamental importância para a compreensão do texto da palavra de Deus. É na prática atenciosa da leitura do texto que vamos identificando o gênero literário, como ele se apresenta e passamos a amar cada vez mais esta palavra de Deus e a interpretá-la de forma mais completa, transformando inclusive a nossa vida.
Pouco a pouco passamos a entender que o texto bíblico que esta em nossa frente para a leitura, surgiu em um ambiente que proporcionou as formas
...