HIGIENE BUCAL:orientação No Ambiente Escolar
Artigo: HIGIENE BUCAL:orientação No Ambiente Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fatimafabiana • 5/12/2013 • 1.348 Palavras (6 Páginas) • 890 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS - FIP
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO DE PESQUISA
HIGIENE BUCAL:orientação no ambiente escolar
NOVA FLORESTA- PB
2013
ALESSANDRA GONÇALVES DE LIMA
FÁTIMA FABIANA DA SILVA
HIGIENE BUCAL: orientação no ambiente escolar
Projeto de Pesquisa apresentado a disciplina metodologia da Pesquisa Cientifica do curso de Especialização em Educação Infantil, como requisito para cursar a referida disciplina.
Orientação: Ms. José Pereira de Araújo
NOVA FLORESTA – PB
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................. 04
2 JUSTIFICATIVA................................................................................05
3 OBJETIVOS......................................................................................06
3.1 Geral............................................................................................... .06
3.2 Específicos..................................................................................... 06
4 HIPÓTESE..........................................................................................07
5 MARCO TEÓRICO............................................................................ 08
6 MARCO METODOLÓGICO...............................................................12
7 CRONOGRAMA................................................................................14
8 REFERÊNCIAS.................................................................................15
1.INTRODUÇÃO.
A proposta do presente estudo sobre HIGIENE BUCAL: orientação no ambiente escolar. Tem como objetivo a conscientização e a valorização da saúde bucal, começando já na educação infantil onde se apresenta um grande números de crianças com cárie dentária e onde se mostra uma maior capacidade de absorção de informações.
Será desenvolvida uma pesquisa de campo, realizada através de questionários com pais de alunos e professores que atua com crianças de 4 à 5 anos da Educação Infantil da rede Municipal de Cuité.
Em vários estudos, é corriqueiro encontrar a descrição de efeitos negativos da cárie dentária sobre a vida das crianças, que incluem: dificuldade mastigatória, redução de apetite, perda de peso dificuldade para dormir, alteração no comportamento(irritabilidade baixa auto-estima) e diminuição do rendimento escolar(ACS ET.,1999,2001; SUSKAN; YILDIRIM1996;FEITOSA2005)
A percepção de saúde e de doenças varia conforme a capacidade cognitiva da criança,a qual se modifica de acordo com a idade, em função dos diferentes estágios de desenvolvimento emocional, social e de linguagem. A percepção da criança também pode variar segundo sua cultura, sua condição socioeconômica e sua condição de saúde(FRRNCH; CARROLL;CRISTIE,1998PAL,2006).
Assim é relevante responder a pergunta de pesquisa: A diferença nos fatores relacionados à saúde bucal em escolares de instituições com ou sem projeto Higiene Bucal?
Os resultados deste estudo poderão contribuir para estimular ,implantações de programas de saúde, contribuir com as políticas de saúde do escolar, na orientação de ações, atividades programas de promoção de saúde.
2-JUSTIFICATIVA.
Grande números de pessoas desconhece que cuidar dos dentes desde a infância tem um efeito muito importante, atitudes e hábitos adquiridos na infância relativos aos dentes são importantes para boa saúde oral de todo o organismo no decorrer da vida. Este projeto servir de conscientização para os educando da Educação Infantil ( PRÉ II) da E.M.E.F Benedito Venâncio dos Santos, através de teoria fundamentada na prática, voltada especificamente para higiene bucal.
As informações transmitidas e as ações executadas pelos envolvidos servirão para minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podem comprometer não só a saúde física como bucal, como; a banguelice, as feridas, as cáries, o mau hálito não só na escola, bem como no contexto familiar.
Segundo (LEVY ET AL.2002),depois da família a escola é um local
privilegiado para o desenvolvimento de ações de informações e
Educação em Saúde, permitindo que se desenvolva estilos
de vida saudáveis e condutas de baixo risco.
Diante disso escola sendo uma instituição de ensino onde, se aplicando as técnicas e os recursos adequados podem alcançar resultados positivos e agradáveis visando sempre à melhoria na qualidade de ensino, de vida e bem estar das famílias.
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral:
.Verificar se os alunos tem hábitos de higiene bucal
...