HIGIENE INDUSTRIAL
Ensaios: HIGIENE INDUSTRIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Myla0025 • 24/3/2015 • 573 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
A HIGIENE INDUSTRIAL
RESUMO
Entende-se que a Higiene Ocupacional ou Higiene Industrial conceitua-se como sendo a ciência que se dedica ao reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos e ergonômicos) que podem ocasionar alterações na saúde, no conforto ou até mesmo na eficiência de um trabalhador.
Sendo assim, se faz importante estudar suas peculiaridades, uma vez que é necessário explanar por intermédio deste a sua identificação (antecipação e reconhecimento), avaliação (qualitativa e quantitativa) e controle (coletivo, administrativo e individual) relacionados a esse tema.
HIGIENE INDUSTRIAL
Compreende-se que o desenvolvimento da Higiene Industrial conduz ao surgimento de um profissional especializado em técnicas, que possua os fundamentos apropriados e o treinamento necessário para aplicar os princípios referentes a uma metodologia de prevenção.
Os estudos e treinamentos devem ser suficientes a ponto em que venham fornecer importantes habilidades como:
• Identificar os fatores ambientais relacionados aos processos do trabalho e compreender os seus efeitos no organismo dos trabalhadores e no seu bem estar;
• Avaliar, de acordo com técnicas modernas a proporção desses fatores ambientais, interpretando os resultados das medições representativas das exposições;
• Escolher os meios para eliminar, controlar ou reduzir os riscos ambientais, a fim de atenuar os seus efeitos a níveis compatíveis com a preservação da saúde, do bem estar e conforto.
Em relação à identificação da Higiene Industrial devem-se: analisar as diferentes operações e processos para identificar a presença de agentes físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos que possam prejudicar a saúde do trabalhador, avaliando o grau de risco; definir as prioridades de monitoramento e controle ambiental necessário; e por fim, avaliar, sob o ponto de vista da higiene industrial, novos processos e modificações de equipamentos e processos, visando o adequado controle dos potenciais de exposição.
Se tratando do aspecto da avaliação da Higiene Industrial quantitativa é de fato mensurar o valor do agente agressor, normalmente através de instrumentos de medições. É importante a adoção de critérios, para todos os agentes existe metodologia devidamente estabelecida em legislação ou normas, nacionais ou internacionais. Já na avaliação qualitativa apenas se reconhece o agente presente no ambiente, mas não consegue estabelecer um valor.
Diante disso é indispensável: estabelecer plano de monitoramento para avaliar quantitativamente as fontes potenciais de exposição e a eficiência das medidas de controle implementadas, sendo que este plano de monitoramento deve incorporar uma estratégia de amostragem que inclua, além dos aspectos técnicos, a relação custo e benefício dos dados de exposição que serão obtidos; instantaneamente a isso devem ser estabelecidos procedimentos que assegurem a qualidade dos dados obtidos, tanto referente à amostragem quanto às análises químicas; e por fim, trabalhar em conjunto com
...