HISTÓRIA DO KYLOGRAM
Projeto de pesquisa: HISTÓRIA DO KYLOGRAM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pfs.peixoto • 23/5/2014 • Projeto de pesquisa • 923 Palavras (4 Páginas) • 271 Visualizações
1. RESUMO
O quilograma foi definido como mil vezes o volume de um cubo com aresta da centésima parte de um metro (1cm), na França em 1795, a palavra quilograma é derivada do grego χίλιοι (chílioi), que significa “mil” e γράμμα (grámma), que significa “peso pequeno”.
Utilizada como forma de medir a massa de um ou mais objetos, seu valor é dado através de vários tipos de balanças que evoluíram com o tempo. O quilograma é usado para determinar o peso de um objeto (peso x gravidade) e tem varias derivadas como pascal, jaule, trabalho, entre outras.
Nesta apresentação irá ver um breve comentário sobre a derivação do quilograma em relação a força(Kfg) que posteriormente foi substituído pelo newton( N ), e pressão que definido com Pascal, derivando do newton que por sua vez é um derivado do quilograma e outras unidades do SI.
2. HISTORIA DO QUILOGRAMA
Em 7 de abril de 1795, na França, o grama foi definido como sendo igual à massa de um volume de água igual a um cubo com aresta da centésima parte do metro. O conceito de definir uma unidade de massa com base num determinado volume d'água havia surgido com o filósofo inglês John Wilkins em 1668.
Como as massas utilizadas pelo homem no seu cotidiano são relativamente maiores do que o grama, e uma vez que um padrão feito com base na água, que não apresenta a mesma densidade em todas as suas amostras, seria incômodo, a regulamentação comercial exigiu um método de definição de massa que mantivesse sua estabilidade e que pudesse ser reproduzido. Assim, o padrão de massa provisório foi feito com um artefato metálico mil vezes mais massivo que o grama, o quilograma.
Ao mesmo tempo, um projeto para determinar com precisão o quilograma foi encomendado. Embora a definição inicial tivesse decretado que a água deveria estar a 0ºC, como sendo o seu ponto em que ela está mais estável, o químico francês Louis Lefèvre-Gineau e o naturalista italiano Giovanni Fabbroni, após vários anos de pesquisa, propuseram, em 1799, a redefinição do padrão para a temperatura de 4ºC, considerada a mais estável por ser o momento em que a água atinge a sua densidade máxima. Nesse mesmo ano, um protótipo de platina foi fabricado com o objetivo de ter a mesma massa de um decímetro cúbico de água a 4ºC. Ele foi formalmente aceito em 10 de dezembro de 1799 e este padrão perdurou por mais noventa anos.
[An Essay towards a Real Character and a Philosophical Language (Transcription) (PDF). Página visitada em 2011-04-03]
O quilograma é a unidade básica de massa do Sistema Internacional de Unidades (SI) e é definido como sendo igual à massa do International Prototype Ki logram, IPK, (protótipo internacional do quilograma) que tem peso quase igual ao de um litro de água. Esse protótipo é composto por irídio e platina e encontra-se sob custódia do Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) em Sèvres, França desde 1889, quando foi sancionado pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM).
A massa de um corpo também é usada para determinar o seu peso. No uso cotidiano, a massa de objetos variados é dada em quilogramas e a partir dela pode-se chegar ao seu peso, que é a medida da gravidade em ação em uma determinada massa. No SI, o peso não é dado em quilograma-força (kgf),
...