Habilidades Socionacionais
Por: alinalfmanfrin • 14/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 335 Palavras (2 Páginas) • 437 Visualizações
Referência:
https://escoladainteligencia.com.br/habilidades-socioemocionais-como-elas-impactam-no-futuro/
As Competências Socioemocionais
Muitos educadores e profissionais envolvidos com a psicologia estão se aprofundando na inteligência emocional e tentando entender cada vez mais esse fenômeno. É de amplo conhecimento que a dominação das emoções gera um autocontrole muito eficaz para dirigirmos nossa vida de forma a gerar mais progresso ao longo dela.
Chamamos de habilidades socioemocionais justamente essa capacidade de controlar o que sentimos. Assim, o relacionamento com outras pessoas e com si mesmo acontece de forma melhor, conseguindo atingir diversas metas - geralmente estabelecidas por nós mesmos - de forma mais produtiva e podemos até estimular nosso conhecimento.
Essa é uma competência muito importante para todos e sem ela falharíamos em várias tarefas imprescindíveis. Tomemos como exemplo um jovem que acaba de entrar na vida adulta e se tornar independente, começou os estudos no ensino superior, conseguiu seu primeiro emprego e se mudou para um apartamento. Esse rapaz passou a ter diversas responsabilidades que não estava acostumado, agora ele precisa se policiar e dividir seu tempo conforme suas tarefas, também precisa economizar seu salário, já que ele é suficiente apenas para se sustentar e comprar os materiais da faculdade. Logo nos primeiros meses ele se encontra nervoso porque não está conseguindo gerenciar essas situações, não se concentra totalmente nas aulas e se confunde nas tarefas do seu serviço.
Se nesse caso, o jovem conseguisse controlar suas emoções de forma inteligente, ele conseguiria programar suas atividades e se dedicar a cada uma delas no momento e intensidade certa. É por meio do desenvolvimento e da prática dessas habilidades socioemocionais que podemos analisar e nos dedicar inteiramente nos ambientes e situações necessários, mantendo a calma e a perseverança para realizá-las de forma correta.
A capacidade de estimular competências é mais fácil de se aprender desde a infância, entretanto muitos pais não compreendem isso e grande parte deles nem sequer acredita nessa possibilidade. Sendo assim, nunca é tarde para dialogar com si próprio e se educar emocionalmente, gerando assim mais sucesso em seu percurso em todos os âmbitos.
...