Habituação e Potenciação (sensibilidade)
Por: Maria Jacintho • 25/4/2019 • Projeto de pesquisa • 398 Palavras (2 Páginas) • 3.185 Visualizações
Habituação e Potenciação (sensibilidade)
A aprendizagem e definida como um processo de aquisições de informações que, por conseguinte reflete em novos comportamentos. Se resume a qualquer evento e capaz de produzir transformações sendo elas duradouras ou não.
A aprendizagem não associativa sensibiliza também há aumento da resposta em função da repetição do mesmo estimulo, quando e pareado a algum estimulo aversivo, e também a o aumento de magnitude de uma resposta pela a interferência de um outro estimulo.
A habituação e a forma mais simples de aprendizado que a redução da resposta perante o estimulo não nocivos, é a alterações no estimulo que desencadeia o comportamentos previamente observados, nem todos os estímulos apresentados repetidamente leva a habituação que e considerado como a forma mais simples do aprendizado e não e definido cm a diminuição de respostas frente a estímulos repedido, desde que o estimulo sejam neutros nem inofensivos e nem benéficos, simplificando ao fato de aprender a não reagir a estímulos indiferentes.
Mais a potenciação sensibiliza e responsável deixar mais atentos a estímulos nocivos, que se diferencia da habituação que ignora os estímulos irrelevantes. Por outro lado, suponhamos que algum dos alunos esteja com uma enxaqueca. A voz do professor, em baixa intensidade, já estava incomodando, porém, com os ventiladores ligados parecem que este aluno tem a impressão de estar dentro de uma turbina de avião.
Isso acontece devido à um efeito contrário ao da habituação. Neste caso, ao invés da magnitude da resposta cair em função do tempo, ocorre um acréscimo. Chamamos esse fenômeno de Potenciação.
O treino de habituação a um estímulo inicialmente efetivo pode produzir um decremento da resposta até o nível zero ou até um nível assintótico acima de zero. Evidentemente, não é necessário um treino de habituação para que um estímulo provoque uma resposta fraca ou uma resposta mais difusa de orientação: certos estímulos, quando apresentados pela primeira vez, produzem uma resposta fraca ou não detectável devido a sua intensidade baixa ou a sua natureza. Qualquer um desses estímulos – neutro, neutralizado pela habituação ou fraco – passa a produzir uma resposta forte quando precedido por certos tipos de estímulos. Esses estímulos, por serem diferentes dos usados no treino de habituação, são chamados de estímulos extras. O efeito incremental provocado por esses estímulos é estudados sob diferentes rótulos: desabituação, sensibilização e pseudo-condicionamento; o conceito de nível de ativação também pode estar relacionado com os efeitos incrementadores.
...