Hidráulica Na Automação Industrial
Casos: Hidráulica Na Automação Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolsousa18 • 3/6/2014 • 905 Palavras (4 Páginas) • 516 Visualizações
Introdução
Visando o melhor entendimento da disciplinada de hidráulica, serão apresentados alguns itens no que diz respeito à aplicação da hidráulica na automação industrial.
Tendo em vista algumas novas definições, conheceremos conceitos básicos e necessários para o entendimento do assunto abordado.
Hidráulica – dedica-se a estudar o comportamento dos fluidos em movimento e em repouso, assim o conjunto destes elementos físicos é conhecido como Sistema hidráulico.
Automação Industrial – é a tecnologia relacionada com a aplicação de sistemas mecânicos, eléctricos e electrónicos, apoiados em meios computacionais, na operação e controlo dos sistemas de produção. Em termos gerais, os objetivos a atingir com a automação poder-se-ão enquadrar em dois grandes níveis, nomeadamente, a segurança e o mercado. No primeiro, pretende-se a melhoria das condições de trabalho e de segurança de pessoas e bens. No segundo, pretendesse aumentar a competitividade global do produto e da empresa, única forma de esta se manter, na aguerrida concorrência do mercado.
Principais objetivos da automação industrial são:
- Diminuição dos custos;
- Maior produtividade;
- Maior flexibilidade.
Para uma melhor compreensão e importante o entendimento a cerca dos assuntos apresentados acima.
Aplicação da hidráulica na automação industrial
Tendo em vista o Visando o melhor entendimento da disciplinada de hidráulica, serão apresentados alguns itens no que diz respeito à aplicação da hidráulica na automação industrial.
Principio Básico
O principio básico por trás de qualquer sistema hidráulico é muito simples: a força que é aplica a um ponto é transmitida a um outro ponto através de um fluido incompreensível. Essa força é quase sempre transmitida de forma ampliada, o mais interessante é muito fácil multiplicar ou dividir a força de um sistema.
O princípio de Pascal foi enunciado pelo famoso físico e matemático Blaise Pascal, o qual, por meio de experimentos com líquidos, constatou que o aumento de pressão em um ponto do líquido é igual ao aumento provocado em outro ponto. Pascal enunciou esse fato da seguinte forma: “o acréscimo de pressão, em um ponto de líquido em equilíbrio, transmite-se integralmente a todos os pontos deste líquido”. Esse é um princípio muito importante, pois explica o funcionamento das máquinas hidráulicas.
Sistemas hidráulicos
Desde os cortadores de lenha até as enormes maquinas que você vê em canteiros de obras, as maquinas hidráulicas são impressionantes em termos de força e agilidade. Veja alguns exemplos de máquinas operadas hidraulicamente:
Movimento Sicrono
Um sistema que nos apresenta movimento sicrono no “atuador de dois dedos” podemos usar esta opção com duas seringas iguais.
Multiplicador de força
Criada com o objetivo de multiplicar forças, neste caso a seringa maior deve ficar nono braço mecânico hidraulicos.
Multiplicador de Velocidade
Afim de executar um giro mais veloz, podemos usar um multiplicador de velocidade, ortanto para a seringa menor deve atuar no eixo de rotação do braço mecânico hidráulico..
Vejamos outros exemplos e os tipos de sistemas usados em várias áreas da indústria bastantes conhecidos:
• Uso dos sistemas hidráulicos na construção civil:
Todos os tipos de atividades de construção que aproveitam os equipamentos pesados, tais como empilhadeiras e escavadoras, contam com sistemas hidráulicos. Os equipamentos de movimentação de terra também utilizam os sistemas hidráulicos para a operação. Outros equipamentos de construção, como guindastes, utilizados na elevação de carga pesada e metais, também fazem uso da tecnologia hidráulica.
• Uso dos sistemas hidráulicos em aeronaves:
As aeronaves particulares, especialmente de alta velocidade, como jatos e aeronaves militares, contam
...