Higiene E Segurança
Pesquisas Acadêmicas: Higiene E Segurança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulinojp1 • 19/8/2014 • 892 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
Tarefa 3.2
Tema:
O problema da poeira nas marmorarias e seu impacto direto ao trabalhador.
Problema de Pesquisa:
Maior fiscalização, uso de EPI e EPC, poderão minimizar tais problemas das marmorarias?
Objetivo Geral:
Neste estudo serão formulados os problemas do agente químico poeira e suas causas diretas com doenças pulmonares, causado aos trabalhadores das marmorarias.
Estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) evidenciam que no Brasil hoje, há cerca de seis milhões de trabalhadores expostos às poeiras contendo sílica, pó residual de pedras como mármore e granito, e correm o risco de adquirir algum tipo de doença pulmonar, dentre elas a silicose.
As poeiras estão definidas como um grupo de partículas sólidas dispersas no ar medindo entre 0,1 a 25 micrometros de diâmetro. Pode ser liberada durante o processo de trituração,manejo,corte, pulverização ou decomposição de sólidos, podendo atingir diâmetros entre 0,5 e 7 micrometros, que podem penetrar facilmente no organismo humano através da respiração e permanecer nos alveolos e bronquíolos após sua deposição no local, o que poderá causar dentre as doenças respiratórias, a silicose, uma doença que pode levar o trabalhador a morte.
Objetivos Específicos:
Conforme determinação das NR 9 e NR 15, as empresas devem identificar, quantificar e controlar os agentes agressivos dentro de níveis considerados salubres, conforme legislação.
A adoção de medidas como a implantação de EPC, EPI ou até mesmo o agrupamento de ambos, em conjunto com uma fiscalização mais atuante dos órgãos responsáveis como Ministério do trabalho, sindicatos da categoria, ONG’S, poderá minimizar os riscos de doenças em marmorarias e dessa forma vir a colaborar com a redução dos números citados.
Justificativa:
A escolha do assunto para estudo, evidencia-se pelo auto numero de trabalhadores expostos a poeiras, geralmente advindo de atividades com mármore, granito ou pedras ornamentais. Chama atenção a escassez de literaturas sobre o assunto, bem como legislação especifica e condições adequadas ao trabalhador.
Com esse potencial de exposição, a chance do trabalhador adquirir uma doença pulmonar é muito grande. Dentre essas doenças podemos citar a Silicose. Um tipo de fibrose dos tecidos pulmonar, que uma vez iniciada, torna-se irreversível e geralmente progressiva. Levando o trabalhador a morte. (NIOSH 2002 ).
Vale lembrar que esse trabalho não é exclusivo dentro do mundo acadêmico, porém acredito que ele possa corroborar de alguma forma com a Higiene do trabalho, seja com os dados pesquisados e apresentados, seja pelo alerta do Tema Problema, da falta de proteção e métodos de trabalhos.
Trazendo com isso a chance de se reduzir o numero de trabalhadores expostos.
Revisão da Literatura
O assunto em estudo evidencia um contraste que chama a atenção que é o numero de trabalhadores expostos ao risco das poeiras e ao mesmo tempo a escassez de literaturas e legislação especificas, como por exemplo aconteceu com o ASBESTO na NR 15.
Como fonte de estudo escolheu-se as marmorarias e podemos citar o Estado de São Paulo que destaca-se como o maior centro consumidor de rochas ornamentais do país e responde por cerca de 70% do consumo nacional de mármores e granitos beneficiados. Estima-se que existam quase 3.000 marmorarias distribuídas por 157 municípios,
...