Higiene E Segurança Do Trabalho
Casos: Higiene E Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yokomizo • 19/4/2013 • 492 Palavras (2 Páginas) • 1.241 Visualizações
A higiene no trabalhos consiste em medidas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador. Com diagnósticos e prevenção das doenças ocupacionais, em seu ambiente de trabalho.
Uma má iluminação, causa fadiga a visão, afeta o sistema nervoso, contribui para a má qualidade do trabalho, pode ser também responsável por uma razoável parcela dos acidentes nas organizações. Umidade e temperatura inadequada é considerada doentio. O ruído provoca perca da audição. É imprescindível que as empresas treinem e alertem os funcionários em relação aos riscos que as máquinas podem significar no dia-a-dia. A segurança do trabalho envolve o uso de equipamentos adequados para evitar lesões ou possíveis perdas. Ao invés de obrigar os funcionários a usarem os equipamentos (que tanto incomodam) o melhor é conscientizar da importância do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) o trabalhador deve pensar, o uso desses equipamentos como algo válido, pois o ajuda a prevenir problemas futuros.
A segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais,médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.
A segurança do trabalho envolve três áreas principais de atividade: prevenção de acidentes, prevenção de incêndios e prevenção de roubos.
Plano de Ação: Notamos que um ambiente de trabalho agradável pode melhorar o relacionamento interpessoal e a produtividade, bem como reduzir acidentes, doenças, absenteísmo e rotatividade de pessoal. Para que a empresa atinja o resultado desejado verificamos que se trabalharmos com determinados métodos de prevenções atingiremos nossos objetivos.
1 – Assegurar que as pessoas respirem ar fresco e limpo, limpeza e manutenção dos dutos e filtros do ar-condicionado.
2 – Iluminação: Luz adequada pode diminuir os acidentes ocorridos devido a fadiga visual, sendo importante o estudo correto sobre o uso da luz nos ambientes de trabalho, já que o planejamento lumínico pode causar queda na produtividade e na qualidade da produção.
3 – Ruído: Fazer avaliação de ruído no ambiente, e quando identificado o risco de ruído fazer o uso de protetores auriculares.
4 – Aplicações dos princípios de ergonomia: Desenvolvidos por um profissional, que visita o ambiente de trabalho para avaliação das posturas, movimentos e mobiliário conforme necessidades verificadas.
5 – Ambiente psicológico de trabalho. Envolvedor:
*Relacionamento humano agradáveis: Reconhecimento e valorização do trabalho, valorização das queixas do trabalho.
*Tipo de atividade agradável e motivadora.
*Estilo de gerência democrática e participativo: Maior participação e autonomia dos trabalhadores nas decisões do seu trabalho.
*Eliminação de possíveis fontes de estresse.
*Saúde ocupacional : Na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos
...