Higiene Ocupacional
Artigo: Higiene Ocupacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ludmila.faria • 30/12/2014 • 658 Palavras (3 Páginas) • 1.162 Visualizações
1. Todas as substâncias são tóxicas. Não há uma que não seja veneno. A dose correta é que diferencia um veneno de um remédio”. Essa afirmação é falsa ou verdadeira? Em seguida, identifique o autor e época dessa afirmação e apresente dois exemplos da realidade cotidiana atual.
Esta afirmação é verdadeira.
Esta frase criada por Paracelso, 1493 – 1541.Diante desta afirmação podemos citar os seguintes exemplos:
- O farmaco Buscopam: farmaco possui propriedades analgésica, muito utilizado pela população. Sua dosagem indicada é de pequenas doses para um indivíduo adulto. ´porem se houver super dosagem, pode atacar o coração, o fígado.
- Outro exemplo são os remédios indicados por tarja preta, devem ser tomados na dosagem certa, podendo atacar o coração, o sistema neurológico e ate levar a pessoa a morte.
Apresente conceito e exemplos de Xenobiótico.
É qualquer substância química que interagindo com o organismo é capaz de produzir um efeito tóxico, seja este uma alteração funcional ou morte. A maioria das substâncias químicas, consideradas como agentes tóxicos, são substâncias exógenas conhecidas como xenobióticos.
2. A toxicologia ocupacional tem como pontos principais o conhecimento de todos os agentes químicos no ambiente de trabalho, inclusive misturas e combinações e resíduos gerados, conhecendo-se as propriedades físico-químicas dos mesmos. Pesquise em Toxnet no link “Fichas FISPQ” a ficha técnica do Ácido Crômico e apresente uma síntese de onde são encontrados, seus principais efeitos tóxicos e as precauções em seu uso.
Ácido Crômico – Utilizado para cromagem para produzir acabamentos de alto polimento duráveis, resistentes a manchas e para aumentar a resistência ao desgaste e corrosão.
Ingrediente preservativo de madeira atuando como um fixador para aglutinar biocidas à madeira.
Passivação de superfícies de metais para melhorar a resistência à corrosão.
Produção de dicromato de potássio e de dicromato de amônio.
Produção de dióxido de crômio para fabricação de fitas de alta fidelidade áudio, de dados e vídeo.
Fabricação de outros produtos químicos de crômio. Efeitos sobre humanos - Muito tóxico por inalação.
Inalação pode causar queimaduras no sistema respiratório e pode ocasionar a ulceração da membranas mucosas do nariz. Exposição prolongada ou repetida pode conduzir à perfuração do septo nasal.
Pode causar sensibilização por inalação.
Tóxico em contato com a pele.
Ácido crômico seco ou úmido é corrosivo para os olhos e pele - causa queimaduras graves.
Efeitos ao ambiente - Os compostos de Cr (VI) são tóxicos no ambiente aquático.
Precauções – Precauções pessoais:
O pessoal tem de usar equipamentos de proteção pessoal, ou seja proteção dos olhos, equipamentos respiratório adequado, luvas, fatos-macacos e calçado de segurança.
Precauções
...