Histerese
Artigo: Histerese. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silio • 25/11/2013 • Artigo • 881 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
Histerese
Para trabalharmos com histerese e transformadores, como, por exemplo, os de fontes chaveadas, os conversores AC/DC e inversores de frequência é de suma importância observarmos um dos fenômenos mais importantes nos materiais magnéticos que é a histerese.
Para que possamos ter um melhor entendimento sobre histerese é importante definirmos algumas grandezas relacionadas aos fenômenos magnéticos, tais como: a) Fluxo magnético – é o numero de linhas de força de um campo magnético e é expresso pela letra “H”. A densidade de fluxo magnético é indicada pela letra “B”. b) Relutância – é a resistência ou oposição que oferece um material ao fluxo magnético. c) Permeabilidade – é a maneira que um material reage ao estabelecimento de linhas de força de um campo magnético do seu interior.
Os materiais magnéticos se classificam em dois grupos : Amagneticos e magneticos ( também chamados de ferromagnéticos), que por sua vez são classificados em diamagnéticos e paramagnéticos. Os materiais diamagnéticos dispersam as linhas de força de um campo magnético, já os paramagnéticos concentram as linhas de forças do campo magnético.
Para aplicações em dispositivos eletrônicos como indutores e transformadores, os materiais ferromagnéticos são os mais importantes, pois adquirem um magnetismo induzido muito grande e coincide com o campo magnetizante. Nos eletroímãs a densidade do fluxo magnético depende do numero de espiras do enrolamento e também da intensidade da corrente circulante, então a densidade do fluxo depende da força magnetizante. Assim veremos um gráfico que representa a intensidade do campo H com a densidade B formando um curva de magnetização que depende do material usado como núcleo.
Analisando o que estudamos vimos que a permeabilidade de certos materiais não é constante e varia com a intensidade do campo, as curvas de magnetização mostram isso. Essa inconstância interfere no comportamento de um núcleo ou material dentro de um campo magnético variável, como por exemplo: Ao variarmos a tensão aplicada a bobina, tem-se um aumento da densidade do fluxo depesndendo do material, este aumento de fluxo não é linear, assim podemos dizer que o núcleo esta saturado.
A histerese é dada pela diferença das forças magnetizadoras no processo de magnetização de um material. Sendo assim, temos materiais que apresentam características diferentes de histerese.
Lei de ohm
A lei de ohm para circuitos magnéticos é similar a dos circuitos elétricos. A fmm (força magnetomotriz) se compara a fem (força eletromotriz), o fluxo Ø é comparado a corrente e a relutância é correspondente a resistência.
A relutância é inversamente a permeabilidade e pode ser expressa da seguinte forma:
R = ʅ /μΑ
R= relutancia
ʅ= comprimento da bobina
...