Perdas Por Histerese
Monografias: Perdas Por Histerese. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kantzolker • 30/5/2014 • 418 Palavras (2 Páginas) • 1.856 Visualizações
a)Perdas por histerese:
São perdas provocadas pela propriedade dos materiais ferromagnéticos de apresentarem um atraso entre a indução magnética e o campo magnético.
b)Perdas por correntes parasitas ou de Foucault: Quando uma corrente alternada está fluindo pelo enrolamento, um campo magnético variável surge no núcleo. A variação desse campo, aumentando e diminuindo, induz uma tensão no núcleo e essa força eletromotriz causa a circulação de correntes parasitas. Para minimizá-las, usam-se materiais de baixa condutividade, revestidos por um verniz isolador.
Quanto menor a espessura da chapa e maior a resistividade do material, menores são as perdas por correntes parasitas. Portanto, os núcleos são construídos com material laminado, com pequena espessura e com composição química que resulte num material de elevada resistividade.Qual a diferença entre máquinas síncronas e assíncronas? Quais as aplicações para cada um dos tipos?
R: Maquinas síncronas são maquinas que trabalham sincronizadas com o sistema exemplo :motor de passo de um carro.
Maquina assíncrona são as que não são sincronizadas e não necessitam de precisão exemplo: motor de maquina de cortar grama.
Aplicações:
Maquinas síncronas são aquelas em que a rotação de motor é múltiplo da frequência da tensão de alimentação. Inversamente, assíncrona não tem dependência direta da frequência.
Usam-se motores
transformadores com núcleo ferromagnético: Núcleos de ferro se destinam a frequências baixas como os 60 ciclos de nossa rede doméstica até mesmo áudio frequência.Os materiais ferromagnéticos adequados para esses núcleos devem possuir, além de alta permeabilidade magnética, uma resistividade eletrica relativamente elevada e uma indução residual relativamente baixa quando submetido a uma magnetização cíclica. Essas propriedades implicarão, pela ordem, em baixa relutância e, portanto, em pequena absorção de corrente magnetizante e de potencia relativa de magnetização, baixas perdas por correntes parasitas (parda Foucault) e baixa perda histerética. Os aços-silício (ligas de ferro, carbono, silício) são os materiais ferromagnéticos que satisfazem as exigências dos núcleos desses transformadores. Eles são utilizados laminados, com espessura entre 0,25 e 0,5mm, com as laminas isoladas, normalmente pelo próprio oxido da laminação siderúrgica, e prensadas para formar o núcleo. Essas providencias são tomadas, também, para atenuar as correntes induzidas no núcleo e, portanto, atenuar as perdas Foucault. Nos transformadores maiores, onde se exige bom rendimento, as laminas são de aço-silício de grãos orientados, que além de alta permeabilidade quando excitados no sentido da laminação, apresentam baixíssimas perdas magnéticas especificas (watts por unidade de massa). Os transformadores de medida, bem como muitos do tipo de controle, também são constituídos com núcleo ferromagnético, seja laminado ou sintetizado, com a intenção de diminuir as perdas e a corrente magnetizante e melhorar o acoplamento magnético.
...