Historia Dos Computadores
Trabalho Universitário: Historia Dos Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antonioglaudemir • 30/9/2014 • 1.302 Palavras (6 Páginas) • 251 Visualizações
Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas
-organização de computadores-
História dos computadores
GERAÇÕES DOS COMPUTADORES
Primeira geração:
O primeiro computador, o ENIAC (Eletrical Numerical Integrator and Calculator), começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra. Foi inaugurado por P. Eckert e John Mauchly, que eram da Universidade da Pensilvânia, em 14 de fevereiro de 1946, era mil vezes mais rápido do que qualquer máquina anterior. Em seu volume de processamento resolvia 5 mil adições e subtrações, 350 multiplicações ou 50 divisões por segundo.O ENIAC foi superado pelas calculadoras portáteis na década de 70 e, hoje em dia, mesmo as calculadoras de bolso, das mais baratas, são bem mais poderosas do que ele. Pesava cerca de 30 toneladas, media 5,50 m de altura e 25 m de comprimento e ocupava 180 m² de área construída. Foi construído sobre estruturas metálicas com 2,75 m de altura e contava com 70 mil resistores e entre 17.468 e 18.000 válvulas a vácuo ocupando a área de um ginásio esportivo. Esse computador consumia muita energia, seu consumo ficava em aproximadamente 200 kw.
Abaixo encontra-se duas fotos do ENIAC.
Em 1952 Mauchly e Eckert projetaram e construíram o EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer ) que foi um dos primeiros computadores eletronicos do mundo, pois em 1945 Von Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adotado em todos os computadores, e que as instruções e dados fossem compilados e armazenados internamente no computador, em sua seqüencia de utilização. Então usando essa idéia e a matematica de Boole, algebra mais especificamente, que a primeira máquina comercial eletrônica de processamento de dados do mundo foi criada. Este computador veio a ser a arquitetura padrão para os computadores modernos.
EDVAC fisicamente possuía quase 6.000 tubos de vácuo e 12.000 diodos. Consumidos 56 kilowatts de potência. Abrangendo 45,5 metros quadrados de espaço e pesava 7850 kg.
O custo do EDVAC foi semelhante ao do ENIAC, apenas abaixo de $ 500.000 e a equipe operacional composta por trinta pessoas para cada turno oito horas.
A seguir encontram-se fotos do EDVAC.
O primeiro computador comercial de grande escala foi o UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer) americano, de 1951, que era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel. A entrada e saída de informações era realizada por uma fita metálica de 1/2 polegada de largura e 400 m de comprimento. Ao todo, venderam-se 46 unidades do UNIVAC Modelo I, que eram normalmente acompanhados de um dispositivo impressor chamado UNIPRINTER, que, sozinho, consumia 14.000 W.
Foi projetado por J. Presper Eckert e john Mauchly, os inventores do ENIAC para uma empresa fundada por ambos, a Eckert-Mauchly Computer Corporation, mas só ficou pronto após esta ser adquirida pela Remington e virar a divisão UNIVAC.
Projetado para custar US$159,000, o UNIVAC I foi vendido por um preço entre US$1,250,000 e $1,500,000. O UNIVAC usava 5.200 valvulas, pesava 13 toneladas e consumia 125 kW para fazer 1905 operações por segundo, com um clock de 2.25MHz. O sistema completo ocupava mais de 35 m2 de espaço no piso. Sua memória de mil palavras era armazenada num dispositivo chamado Mendonça, construido com mercúrio e cristais piezoelétricos. A entrada e saída de informações eram realizadas por uma fita metálica de 1/2 polegada de largura e 400 m de comprimento. Normalmente acompanhados de um dispositivo impressor chamado Uniprinter, que, sozinho, consumia 14 kW.
A seguir fotos do UNIVAC.
Segunda geração
Esta geração inicia em 1952.
A Bell Laboratories inventou o “transistor” que passou a ser um componente básico na construção de computadores e apresentava as seguintes vantagens:
-aquecimento mínimo;
-pequeno consumo de energia;
-mais confiável do que as válvulas;
Exemplos desta época são o IBM 1401 e o BURROUGHS B 200. Em 1954 a IBM comercializa o 650, de tamanho médio. O primeiro computador totalmente transistorizado foi o TRADIC, do Bell Laboratories. O IBM TX-0, de 1958, tinha um monitor de vídeo de primeira qualidade, era rápido e relativamente pequeno, possuia dispositivo de saída sonora e até uma caneta óptica. O PDP-1, processador de dados programável, construído por Olsen, virou sensação no MIT: os alunos jogavam Spacewar! e Rato-no-labirinto, através de um joystick e uma caneta óptica.
Em 1957 o matemático Von Neumann colaborou para a construção de um computador avançado, o qual, por brincadeira, recebeu o nome de MANIAC, Mathematical Analyser Numerator Integrator and Computer.
A seguir fotos do IBM 1401, do Burrougs B 200 e do MANIAC, respectivamente.
Terceira geração
Esta geração de computadores é da década de 60, agora com a introdução dos circuitos integrados. O Burroughs B-2500 foi um dos primeiros a serem lançados. Enquanto o ENIAC podia armazenar vinte números de dez dígitos, estes podem armazenar milhões de números. Surgem conceitos como “memória virtual”, “multiprogramação” e “sistemas operacionais” complexos. Exemplos desta época são o IBM 360 e o BURROUGHS B-350.
É desta
...