Historia E Evolução Dos Computadores
Pesquisas Acadêmicas: Historia E Evolução Dos Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: licorbeirao • 30/12/2014 • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 218 Visualizações
HISTORIA E EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
COMO COMEÇARAM, COM QUEM COMEÇARAM
A primeira documentação sobre as interações sociais que poderiam ser propiciadas através de redes (networking) está descrita numa série de memorandos escritos por JCR Licklider, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em agosto de 1962, nos quais Licklider expunha o conceito de Galactic Network (Galactic).
Ele imaginou uma rede globalmente interligada através da qual todos podiam aceder meio do qual todos poderiam acessar de qualquer lugar para dados e programas. Na essência, o conceito foi muito semelhante à Internet actual. Licklider foi o principal responsável para o programa de pesquisa em computadores DARPA desde outubro de 1962. Enquanto na DARPA, ele convenceu seus sucessores Ivan Sutherland, Bob Taylor e Lawrence G. Roberts da importância do conceito de trabalho em equipe rede.
Em julho de 1961 Leonard Kleinrock, do MIT, publicou o primeiro trabalho sobre a teoria de comutação de pacotes. Kleinrock convenceu Roberts da possibilidade teórica das comunicações via pacotes ao invés de circuitos, que provou ser um avanço no caminho para redes de computadores. O outro grande passo foi fazer os computadores conversar entre si.
Para explorar isto, em 1965, Roberts bateu um computador TX2 em Massachusetts com Q-32 na Califórnia através de uma baixa velocidade de linha telefónica comutada, criando o primeiro computador (ainda que pequena) rede de área ampla já construído. O resultado da experiência foi a constatação de que os computadores de tempo compartilhado poderia trabalhar bem juntos, rodando programas e recuperando dados como na máquina remota, mas o sistema de comutação de circuito telefônico era totalmente inadequado para esta tarefa. A convicção de Kleinrock sobre a necessidade de comutação de pacotes foi confirmada.
No final de 1966, Roberts foi para a DARPA para desenvolver o conceito de rede de computadores e rapidamente elaborou seu plano para a ARPANET, publicá-lo em 1967. Na conferência onde apresentou o documento é também um trabalho sobre o conceito de rede pacotes por Donald Davies e Roger Scantlebury de NPL. Scantlebury disse Roberts sobre o seu trabalho no NPL, bem como o de Paul Baran e outros em RAND. O grupo RAND tinha escrito um artigo sobre redes de comutação de pacotes para comunicação de voz seguro no serviço militar em 1964.
Aconteceu que o trabalho no MIT (1961-1967), RAND (1962-1965) e NPL (1964-1967) tinha tudo, em paralelo, sem os pesquisadores sabendo sobre o trabalho dos outros. A palavra de pacotes (packet) foi adotada do trabalho desenvolvido no NPL ea velocidade de linha proposta para ser usada no projeto da ARPANET foi upgraded de 2,4 Kbps a 50 Kbps (5).
Em agosto de 1968, depois de Roberts ea comunidade DARPA terem refinado a estrutura e especificações da ARPANET, DARPA lançou um PDO para o desenvolvimento de um dos seus principais componentes, as opções de pacotes chamados processadores de mensagens de interface (PIM , mensagem da interface de processadores).
O RFQ foi vencido em dezembro de 1968 por um grupo liderado por Frank Heart Bolt Beranek e Newman (BBN). Como a equipe trabalhou em BBN PIM com Bob Kahn jogam um papel importante na concepção da arquitetura de ARPANET global, a topologia da rede e da economia foi desenvolvida e otimizada por Roberts em conjunto com Howard Frank e sua equipe da Network Analysis Corporation, e a medição de rede do sistema foi preparado pela equipe de Kleinrock na Universidade da Califórnia, Los Angeles (6).
Devido ao início do desenvolvimento da teoria da comutação de pacotes Kleinrock e sua ênfase na análise, design e mensuração, seu Centro de Mensuração de Rede (Medidas vermelhos) da UCLA foi escolhido para ser o primeiro nó da ARPANET. Tudo isso aconteceu em setembro de 1969, quando BBN instalou o primeiro IMP na UCLA e se tornou o primeiro servidor de computador conectado.
O projeto chamado Doug Engelbart Augmentation do Intelecto Humano (Aumentar Intelecto Humano), que incluía NLS, um sistema de hipertexto em Stanford Research Institute
...